Asia

Política fiscal do Japão mira verde, digital e segue meta por enquanto

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, planeja acelerar os investimentos em projetos verdes e transformação digital, voltando suas atenções para novas fontes de crescimento econômico na era pós-pandemia, de acordo com um esboço de prioridades para o próximo ano fiscal divulgado nesta quarta-feira.

O primeiro plano de meio do ano sob a administração de Suga marcou uma mudança gradual do modo de crise visto no ano passado, quando o foco se concentrou nos esforços para lidar com a pandemia do coronavírus.

“É um passo na direção certa para investir dinheiro nas áreas mais promissoras”, disse Masaki Kuwahara, economista sênior da Nomura Securities. “A questão é como eles darão seguimento às medidas concretas.”

O projeto foi apresentado no Conselho de Política Fiscal e Econômica, o principal painel consultivo do primeiro-ministro composto por ministros, parlamentares do partido no governo, presidente do banco central e assessores do setor privado.

“Vamos tentar atingir nossa meta fiscal, incluindo a de gerar um superávit primário do orçamento”, disse Suga a um painel, acrescentando que o governo também se esforçará para elevar o salário mínimo nacional para 1.000 ienes (9,13 dólares) por hora para corrigir as disparidades.

No projeto, o governo prometeu manter por enquanto sua meta de alcançar um superávit primário até o ano fiscal de 2025, mas reavaliar o cronograma devido à Covid-19.

(Por Tetsushi Kajimoto)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH580TE-BASEIMAGE

To Top