Premiê britânico saúda Biden como "um grande sopro de ar fresco"
Asia

Premiê britânico saúda Biden como “um grande sopro de ar fresco”

Premiê britânico saúda Biden como "um grande sopro de ar fresco"

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, saudou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, como “um grande sopro de ar fresco” nesta quinta-feira porque ele quer trabalhar com Londres em uma gama ampla de assuntos, que vão da mudança climática e a Covid à segurança.

“É um grande sopro de ar fresco”, disse Johnson a respeito das conversas com Biden. “É novo, é interessante, e estamos trabalhando muito duro juntos. Fomos adiante durante cerca de uma hora e 20, ou algo assim. Foi uma sessão longa, longa e boa. Cobrimos uma gama ampla de assuntos.”

Biden está determinado a tentar usar a viagem para lustrar suas credenciais multilaterais após o tumulto da Presidência de Donald Trump, que deixou muitos aliados dos EUA na Europa e na Ásia consternados, e alguns afastados.

Johnson minimizou as diferenças com Washington a respeito do impacto do Brexit na paz na Irlanda do Norte, dizendo que EUA, Reino Unido e União Europeia estão em “harmonia completa” para encontrar soluções para manter o acordo de paz de 1998.

“Existe uma harmonia completa sobre a necessidade de seguir em frente, encontrar soluções e fazer o que for preciso para mantermos o Acordo da Sexta-Feira Santa de Belfast”, disse o premiê. “E acho que o que é interessante é que a Irlanda do Norte é um lugar fantástico e tem um potencial maravilhoso. É uma parte ótima, ótima do Reino Unido.”

Indagado se Biden deixou muito claro seu alarme a respeito da situação na Irlanda do Norte, Johnson respondeu: “Não, não deixou”.

(Por Guy Faulconbridge, Kate Holton e David Milliken)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH59135-BASEIMAGE

To Top