Benefícios

13º salário no INSS também enfrenta golpe nas redes

13º salário no INSS também enfrenta golpe nas redes Criminosos têm aproveitado o aumento das transações digitais e o anúncio do adiantamento do 13º a aposentados e pensionistas do INSS por causa da pandemia da Covid-19 para intensificar a aplicação de golpes.

A maioria consiste na manipulação psicológica da vítima para que ela forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões e de documentos pessoais. Alguns já são velhos conhecidos, como os empréstimos consignados feitos em nome do aposentado, que vai pagar as parcelas sem nunca ter recebido a grana emprestada.

Já entre os mais recentes está o que promete antecipar o pagamento do 13º do INSS se a vítima informar dados pessoais e enviar uma foto por WhatsApp. Com essas informações, os golpistas já conseguem realizar operações fraudulentas.

A recomendação do INSS e de especialistas em segurança é não informar senhas e números de documentos por telefone, WhatsApp e sites desconhecidos e sempre buscar o banco ou o instituto previdenciário se suspeitar do contato recebido ou tiver dúvidas sobre a renda.

Pelo site Meu INSS é possível acompanhar o pagamento do benefício e seus descontos.
Se for vítima de um golpe, o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência com a polícia. O documento será necessário para providências administrativas e judiciais que sejam necessárias.

Depois, procure o banco onde recebe o benefício e peça o cancelamento da operação, se for possível, e o ressarcimento dos valores sacados pelo criminoso.

To Top