Africa

Petrobras pede que BR apoie oferta para venda de fatia restante na empresa

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) – A Petrobras informou que enviou nesta sexta-feira uma carta à BR Distribuidora na qual solicitou cooperação para a implementação de uma oferta secundária visando a venda de sua participação restante na companhia, de 37,50%.

A realização da operação (follow-on) “estará sujeita, entre outros fatores, às condições de mercado” e aprovação de órgãos internos da companhia, “notadamente quanto ao preço”, além de análise da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), disse a Petrobras em fato relevante.

“A presente comunicação não deve ser considerada como anúncio de oferta no Brasil, nos Estados Unidos ou em qualquer outra jurisdição”, acrescentou a estatal, ao destacar que a operação visa otimização de seu portfólio de ativos.

Em comunicado à parte, a BR Distribuidora confirmou ter recebido a carta com o pedido da Petrobras, reiterando que o anúncio desta sexta-feira tem caráter “meramente informativo”.

A intenção da Petrobras de sair completamente do capital da BR já é conhecida e faz parte da estratégia da empresa para reduzir sua dívida e focar as atividades em exploração e produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas, essencialmente o pré-sal.

A petroleira, que vem aguardando um momento oportuno para a realização da venda, não deu mais detalhes sobre como a distribuidora poderá cooperar na transação.

Em maio, o presidente da BR, Wilson Ferreira Jr., afirmou em uma conferência com analistas e investidores que se encontraria com o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, e que um dos temas das conversas entre os dois seria a venda dos papéis pela petroleira.

Também em maio, a Reuters publicou que a Petrobras planejava realizar o follow-on ainda neste ano, em uma operação que poderia render mais de 8 bilhões de reais, segundo três fontes com conhecimento do assunto.

(Por Luciano Costa e Marta Nogueira)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH5A1AW-BASEIMAGE

To Top