Benefícios

Procon dá dicas para fazer compras no Dia dos Namorados sem armadilhas

Procon dá dicas para fazer compras no Dia dos Namorados sem armadilhas O Procon Estadual do Rio de Janeiro (Procon-RJ) listou algumas dicas para orientar aqueles que vão presentear os namorados neste sábado, dia 12 de junho. Independentemente de a compra ser presencial ou virtual, o consumidor precisa fazer uma pesquisa de preços, pois as diferenças de valores praticados pelas lojas pode ser grande. Mas nem tudo é custo. A política de troca da loja e o prazo de entrega podem ser diferenciais.

Se a compra for realizada numa loja física, esta não é obrigada a trocar presentes por gosto ou tamanho. Apesar disso, muitos estabelecimentos permitem a troca, mas, para isso, estabelecem as suas próprias regras, determinando um prazo máximo no qual o item pode ser devolvido para a escolha de outro. Assim, a política de troca precisa ser clara na hora da compra do presente, e é preciso o cliente atentar a isso.

As compras pela internet contam com a garantia do Código de Defesa do Consumidor (CDC), de sete dias para o cliente efetuar o cancelamento da compra, independentemente do motivo.

Seja a compra em loja física ou virtual, é importante prestar atenção ao prazo de entrega, para não correr o risco de o presente chegar depois da data desejada. A empresa prometeu que o consumidor receberia o produto até o Dia dos Namorados, mas o mesmo não chegou? É possível solicitar o cancelamento da compra, já que houve o descumprimento da oferta.

Compras on-line também pedem cuidado para o consumidor não cair em golpes. Por isso, é necessário verificar sempre a segurança do site: se o mesmo tem certificado de segurança, garantido pelo cadeado fechado e https na barra de endereço.

Se for a primeira vez que estiver comprando em um determinado e-commerce, é importante observar a reputação do vendedor, ou seja, verificar o que os consumidores estão falando sobre a empresa nas redes sociais ou em sites como o Reclame Aqui.

E vale sempre aquele conselho: desconfie de ofertas muito vantajosas e de produtos milagrosos. Ao ser redirecionado para um site após clicar em algum anúncio publicado na rede social, observe se aquele é realmente o e-commerce oficial da marca. Fonte: Extra Globo

To Top