Benefícios

Saiba como evitar golpes do falso site para emissão de boletos de IPTU

Saiba como evitar golpes do falso site para emissão de boletos de IPTU A Prefeitura do Rio de Janeiro identificou, uma página falsa que tenta se passar pelo portal Carioca Digital (carioca.rio) para a emissão de boletos do IPTU. Os criminosos utilizam uma identidade visual semelhante à do portal oficial, com o objetivo de aplicar golpes nos contribuintes que buscam fazer a impressão e o pagamento das cotas mensais on-line. Por isso, aqueles que parcelaram o imposto devem ficar atentos à emissão das guias.

O usuário é direcionado para uma página onde é levado a preencher o número da sua inscrição predial, o exercício e a parcela que deseja emitir para pagamento. O endereço falso utilizado pelos criminosos tenta enganar os usuários, simulando site verdadeiro as palavras “rio”, “meu iptu” e “parcelamento”.

A Prefeitura do Rio, a Secretaria de Fazenda e Planejamento e o Iplan informaram que já adotaram as medidas para que o domínio seja cancelado, além de denúncia feita à Delegacia de Repressão a Crimes de Informática.

Outras denúncias

Esta não é a primeira vez que a Prefeitura do Rio identifica um site falso que tenta simular o portal oficial de serviços para pagamento e parcelamento do IPTU. Em março, o órgão já havia alertado sobre um endereço fraudulento que tentava roubar dados de contribuintes da cidade ou emitir falsos boletos para pagamento.

O único endereço do portal de serviços da Prefeitura do Rio é Carioca Digital.

Neste ano, os contribuinte do Rio receberam um documento com dois códigos de barras: um para o pagamento da cota única e outro para a quitação da primeira parcela.

Veja como evitar o golpe

A página correta é o Carioca Digital
A página correta é o Carioca Digital Foto: Reprodução

Os contribuintes que escolheram parcelar o imposto precisam entrar no portal Carioca Digital mensalmente para gerar os códigos das cotas seguintes. Para isso, será necessário informar o número da inscrição do IPTU (presente em carnês enviados em anos anteriores). A prefeitura alerta que o número “3659” no segundo trecho do código de barras é uma forma de identificação do boleto correto.

Ao clicar neste endereço, o usuário é direcionado para uma página onde é levado a preencher o número de sua inscrição predial e o e-mail, para receber um boleto de pagamento. Fonte: Extra Globo

To Top