Últimas Notícias

Setor de serviços avança 0,7% em abril

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O setor de serviços teve desempenho positivo em abril. Na comparação com março, o volume de negócios avançou 0,7% no país. Mesmo com o avanço, o setor se encontra 1,5% abaixo do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020.

Em relação a abril de 2020, fase inicial da pandemia, houve alta de 19,8%. No quarto mês do ano passado, serviços diversos desabaram com os impactos iniciais da crise sanitária, que paralisou a operação de empresas.

Conforme o IBGE, o setor acumulou baixa de 5,4% em 12 meses até abril de 2021. No acumulado deste ano, o segmento registra variação positiva de 3,7%.

A prestação de serviços foi atingida em cheio pela pandemia porque reúne atividades que dependem da circulação de clientes. Entre elas, estão operações de hotéis, bares e restaurantes.

Após despencar no começo da crise, o setor ensaiou retomada ao longo de 2020. No entanto, deu sinais de perda de fôlego com a redução de estímulos à economia e a piora da crise sanitária na largada de 2021.

Segundo especialistas, o avanço da vacinação contra a Covid-19 é essencial para reduzir restrições a atividades e garantir maior confiança de consumidores. Neste momento, desemprego e inflação em alta também são desafios para a recuperação dos negócios.

Antes de divulgar o resultado de serviços, o IBGE apresentou neste mês o balanço de outros dois indicadores setoriais: produção industrial e vendas do comércio. As fábricas tiveram redução de 1,3% em abril, na comparação com março. Já o varejo registrou alta de 1,8%.

To Top