Europe

Com casos em alta, Chile prorroga alerta sanitário por Covid-19 até setembro

Autoridades de saúde do Chile anunciaram nesta segunda-feira a extensão por três meses de um alerta sanitário, diante do aumento no número de contágios pela Covid-19.

Na semana passada, subprefeituras da capital Santiago que haviam saído da quarentena voltaram ao confinamento por conta do número crescente de casos, mesmo com o plano de vacinação levado adiante pelo país desde fevereiro.

“O alerta sanitário que dura até 30 de junho será estendido por três meses até 30 de setembro”, disse a subsecretária de Saúde, Paula Daza, na entrega do relatório da pandemia.

As autoridades insistem no apelo pela vacinação, e embora os retardatários no programa tenham caído pela metade, cerca de 412 mil pessoas entre 23 e 39 anos, “continua sendo um número que consideramos importante”, afirmou a funcionária.

Já tomaram a primeira dose 75,8% da população apta à vacinação – 11,4 milhões de pessoas – e 59,2% já completaram o programa de imunização.

Mas especialistas criticaram medidas como o “passe de mobilidade” lançado pelo governo, que permite maior liberdade às pessoas vacinadas, inclusive em cidades mais pobres.

(Reportagem de Fabián Andrés Cambero)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH5D17Q-BASEIMAGE

To Top