Benefícios

Planejamento da aposentadoria em Q no INSS

Planejamento da aposentadoria em Q no INSS Não bastasse a divulgação das regras apertadas de acesso ao auxílio emergencial, o Governo Federal passou a defender publicamente uma nova reforma da Previdência, afirma o especialista em Previdência Hilário Bocchi Junior.

Esses passos de uma tendência restritiva de benefícios sociais, segundo ele, indicam a necessidade do planejamento previdenciário.

Proteção estratégica

Com tantas mudanças, muita gente não sabe por onde começar. A estratégia dos 3Qs da aposentadoria, de acordo com Bocchi Junior, é o caminho certo para planejar o benefício.

Definir, nesta ordem, quando vai se aposentar, quanto vai receber e qual benefício é o mais vantajoso, habilita o investidor a definir como vai contribuir até chegar a hora da melhor aposentadoria.

Quando?

Os benefícios são analisados com base no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), o extrato previdenciário que contém os contratos de trabalho e os salários do segurado.

Esse documento pode ser obtido no site oficial do INSS. É o ponto de partida para definição do “quando” o segurado vai aposentar.

Com esse documento é possível simular as aposentadorias com direito adquirido, regras de transição e novas regras, considerando a possibilidade de conversão do tempo especial em comum e as regras diferenciadas das pessoas com deficiência.

Quanto?

Essa é a parte mais complicada do planejamento previdenciário porque tem que calcular e atualizar todos os salários desde 1994.

Quem tem direito de se aposentar com base nas regras de direito adquirido pode excluir 20% dos menores salários. Isso aumenta a média salarial.

Quem vai se aposentar com as novas regras aprovadas a partir da reforma de novembro/2019 não pode excluir todas essas contribuições, então a média cai. A aposentadoria por idade tem fórmula de cálculo diferente.

O segurado tem que definir quando vai se aposentar antes de querer saber o valor do benefício.

Qual?

O segurado que completar os requisitos para obtenção de mais de uma aposentadoria pode escolher a regra mais vantajosa.

O desafio é descobrir com antecedência qual aposentadoria será mais vantajosa, assim dá para resolver como as contribuições devem ser feitas evitando-se pagar mais do que vai receber.

Em alguns casos “não pagar” pode ser melhor que pagar. A Previdência nem sempre dá essa informação. Por isso o planejamento previdenciário é importante.

To Top