Agro

Produção de açúcar no México fica abaixo da expectativa, diz Czarnikow

Por Marcelo Teixeira

(Reuters) – A produção de açúcar no México atingiu 5,6 milhões de toneladas até agora na temporada de 2020/21 (outubro-setembro), de acordo com a trading Czarnikow, citando um volume 500 mil toneladas abaixo das estimativas anteriores.

“O impacto da seca de 2019/20 se estendeu este ano e reduziu a oferta de cana-de-açúcar do país”, afirmou Czarnikow em relatório nesta terça-feira. “Dessa forma, o processamento (de cana-de-açúcar) deste temporada reduziu mais cedo que o normal”.

O México é o maior fornecedor de açúcar importado pelos Estados Unidos, um dos maiores consumidores do mundo. Com uma safra menor que a média, Czarnikow pensa que o país terá menos para exportação.

“Com baixa produção e preços domésticos estáveis, o México irá provavelmente focar em satisfazer a demanda doméstica e enviará toda a cota dos EUA (880.000 toneladas), com ambos pagando melhor que o mercado global de exportação”, conforme afirmou um operador.

A produção total de açúcar do México em 2020/21 está prevista em 5,7 milhões de toneladas, abaixo da média dos últimos anos, quando a produção esteve sempre acima das 6 milhões de toneladas. Exceto com a seca da temporada de 2019/20, quando a produção foi de apenas cerca de 5,2 milhões de toneladas.

Czarnikow vê o total de exportações de açúcar mexicanas em 2020/21, em 1,15 milhão de toneladas, o menor volume desde pelo o menos 2014.

(Reportagem de Marcelo Teixeira)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH5E122-BASEIMAGE

To Top