Benefícios

Golpe: saiba como evitar na hora de regularizar seu CPF

Golpe: saiba como evitar na hora de regularizar seu CPF Mais um golpe está tirando o sossego dos brasileiros. É preciso ter cuidado ao buscar no Google “como regularizar CPF“. Após relato de vários cidadãos alegando terem sido vítimas de um esquema de fraude, a Receita Federal emitiu um comunicado sobre anúncios que não são confiáveis publicados na plataforma e em outros sistemas de busca.

Neles, falsas empresas prometem regularizar a situação do CPF do requerente em troca do pagamento de uma taxa, mas além de não realizarem o serviço solicitado, roubam os dados do solicitante. Para ajudar o leitor do EXTRA, explicamos, no fim da matéria, como regularizar o documento da forma certa.

No golpe, após preencher os dados pessoais, a pessoa é orientada a pagar um boleto ou realizar uma transferência, beneficiando os fraudadores. Algumas das páginas ainda prometem resposta de contadores “com acesso ao sistema da Receita”.

A Receita Federal explica, no entanto, que a regularização do CPF é gratuita quando realizada pelo site da Receita Federal,ou em suas unidades de atendimento. O cidadão também tem a opção de contratar profissionais da área contábil para auxiliar no processo, porém, é recomendável verificar a reputação do profissional, principalmente quando o serviço é contratado de maneira totalmente virtual.

A Receita Federal já denunciou os anúncios fraudulentos ao Google, alertou as autoridades competentes, e recomenda que as vítimas do esquema denunciem também.

Como regularizar o CPF

Para evitar cair em golpes semelhantes, a recomendação é que o contribuinte acesse sempre a página da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br) para buscar as informações.

Para regularizar o CPF, após entrar na página, basta selecionar a opção “Meu CPF”. Lá o cidadão vai encontrar orientações de como corrigir a situação cadastral de acordo com a irregularidade encontrada no sistema, que pode ser inconsistência nos dados cadastrais ou até mesmo falta de entrega de declaração do Imposto de Renda. Fonte: Extra Globo

To Top