Economia

Ultrapar vende à Porto Seguro participação na ConectCar por R$165 mi

O conglomerado industrial Ultrapar anunciou nesta sexta-feira a venda de sua participação de 50% na empresa de meios de pagamento eletrônico ConectCar, que atua na abertura de cancelas de pedágios e estacionamentos.

A fatia foi vendida para a Portoseg, unidade da Porto Seguro, por 165 milhões de reais, valor sujeitos a ajustes.

Trata-se da segunda venda de ativos por parte da Ultrapar, que está se consolidando nos segmentos de distribuição de combustíveis e petróleo e gás. Em meados de maio, a Ultrapar anunciou a venda de sua rede de drogarias Extrafarma para a Pague Menos por 700 milhões de reais. O grupo ainda está negociando a venda de sua unidade Oxiteno, de especialidades químicas.

Os outros 50% da ConectCar são detidos pela empresa de meios de pagamento do Itaú Unibanco, Rede.

Segundo a Ultrapar, em 2020 a ConectCar gerou um efeito negativo no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) do grupo de 22 milhões de reais.

“Além de contribuir para um portfólio de negócios mais complementar e sinérgico, com benefícios adicionais de maior foco de gestão e rentabilidade da companhia, a venda da ConectCar também contribui para concentração de esforços e investimentos no Abastece Aí”, afirmou a Ultrapar. A empresa se referiu a seu app e programa de fidelidade para clientes de sua rede de postos de combustíveis.

A Porto Seguro afirmou que a compra da fatia na ConectCar é oportunidade para introduzir a tag ConectCar aos seus mais de 5 milhões de segurados Auto. “A aquisição faz parte da estratégia de acelerarmos também o crescimento da base de clientes dos produtos financeiros”, afirmou Marcos Loução, vice-presidente de produtos financeiros e serviços da Porto Seguro, no comunicado.

(Por Alberto Alerigi Jr.; edição de Aluísio Alves)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH5O176-BASEIMAGE

To Top