Asia

Chile aumenta gastos com Covid-19 e pede cautela com variante Delta

O presidente chileno, Sebastián Piñera, anunciou nesta segunda-feira um investimento de 2 bilhões de dólares em saúde para combater a pandemia de coronavírus, que continua ameaçando o país apesar de seu programa de vacinação, um dos mais rápidos do mundo.

Piñera disse que as verbas serão usadas para comprar mais cinco milhões de doses de vacinas, para fortalecer unidades de atendimento básico, e para aumentar as capacidades de rastreamento e de sequenciamento do genoma do vírus.

“A luta contra a Covid-19 não acabou e ninguém sabe quando irá acabar”, disse Piñera durante um pronunciamento.

Os temores estão crescendo no Chile por conta da mais contagiosa variante Delta do coronavírus, que foi confirmada no país na semana passada e causou disparos no contágio em outros lugares.

Embora passe por uma calmaria de casos após uma segunda onda feroz, as autoridades de saúde do país intensificaram as checagens sanitárias em fronteiras e pediram que as pessoas utilizem máscaras mais grossas.

O Chile vacinou 82% de sua população prioritária com pelo menos uma dose e 70% estão totalmente vacinados contra a Covid-19. Nesta semana serão imunizados os moradores com menos de 18 anos, até os 12.

Piñera afirmou que o país irá vacinar crianças entre 3 e 11 anos de idade assim que a aprovação regulatória for concedida.

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH5R1EO-BASEIMAGE

To Top