Economia

Chinesa Shemar, Energisa, EDP e MEZ vencem leilão de transmissão de energia

A Energisa, a EDP Energias do Brasil, a chinesa Shanghai Shemar Power e a MEZ Energia arremataram lotes no leilão de projetos de transmissão realizado nesta quarta-feira, com ofertas que representaram deságios de 36,59% a 62,8%, conforme resultados das licitações apresentados pela B3 e a agência reguladora Aneel.

Os projetos atrairão 1,3 bilhão de reais em investimentos em obras em 6 Estados da federação, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro, ampliando a conexão do sistema nacional, o que ajuda inclusive o país a lidar com problemas como o atual, de falta de chuvas nas hidrelétricas.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse após o evento que o leilão representa mais segurança energética para Estados mais distantes dos principais centros consumidores do país, como o Acre.

Ele lembrou de problemas recentes vivenciados pelo Amapá, que sofreu um apagão. “O Acre terá mais segurança energética”, disse o ministro, ressaltando a “flexibilidade” que os empreendimentos darão ao Operador Nacional do Sistema (ONS).

Ele comentou ainda que país tem previstos mais dois leilões de transmissão, este ano e no próximo.

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, comemorou o fato de o leilão ter sido “bastante competitivo”, o que foi atribuído às regras claras do país para investimentos.

VENCEDORES

A EDP Energias do Brasil levou o lote 1, que inclui projeto no Acre e Rondônia, com oferta de 38,6 milhões de reais, representando um deságio de 36,59% em relação à Receita Anual Permitida (RAP) de 60,9 milhões de reais.

A RAP é a receita a que o empreendedor terá direito pela prestação do serviço de transmissão a partir da entrada em operação comercial das instalações.

A chinesa Shanghai Shemar Power Holdings, que já havia participado de um leilão anterior, dessa vez foi vencedora ao arrematar projeto no Rio de Janeiro, com valor ofertado de 30,07 milhões de reais. Esse valor representou um deságio de 51,39% em relação à RAP inicial estabelecida 61,87 milhões de reais.

A MEZ Energia levou o lote com empreendimento em São Paulo com oferta de 9,93 milhões de reais, o que ocasionou deságio de 54,35% em relação à RAP de 21,77 milhões de reais.

A MEZ, que arrematou diversas concessões para projetos de transmissão de eletricidade em um leilão no final de 2020, também levou o projeto de Mato Grosso com oferta de 12,51 milhões de reais, representando um deságio de 55,35%.

Já a Energisa venceu o lote 4, para projeto no Tocantins, com oferta de 4,09 milhões de reais, representando um deságio de 62,80% em relação à RAP prevista pela Agência Nacional e Energia Elétrica (Aneel), no valor de 11 milhões de reais.

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH5T0YX-BASEIMAGE

To Top