Economia

Inflação na zona do euro enfraquece em junho antes de salto esperado

A inflação na zona do euro perdeu força em junho, estabilizando-se nos meses de verão europeu antes de um esperado salto acima da meta do Banco Central Europeu devido a preços mais altos de commodities.

A inflação nos 19 países que usam o euro caiu a 1,9% em junho de 2,0% em maio, em linha com as previsões em pesquisa da Reuters e atingindo a meta do BCE de “abaixo mas perto de 2%”.

A alta dos preços ao consumidor acelerou neste ano mas devido principalmente a fatores pontuais, como a recuperação do petróleo, alta de impostos na Alemanha e impactos estatísticos da pandemia de Covid-19.

Esses fatores continuarão a pressionar a inflação e o avanço dos preços deve chegar a um pico acima de 2,5% no fim do ano, de acordo com projeções do BCE.

Isso está criando um desafio de comunicação para o banco, uma vez que a inflação vem ficando abaixo de sua meta de 2003 e não enfrenta rápido aumento dos preços há uma década.

Entretanto, o BCE tem deixado claro que esse não é o tipo de inflação que exige resposta de política monetária, portanto nenhum aperto está em jogo e os custos de empréstimo devem permanecer ultrabaixos por anos.

(Reportagem de Balazs Koranyi)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH5T0LP-BASEIMAGE

To Top