Benefícios

13º salário dos segurados com nova fase de pagamento no INSS

13º salário dos segurados com nova fase de pagamento no INSS Pagamento foi antecipado novamente neste ano por conta da pandemia de coronavírus. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta quinta-feira (24) a segunda parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas. O pagamento foi antecipado novamente neste ano por conta da pandemia de coronavírus.

Nesta quinta, o pagamento da segunda parcela será feito para quem recebe até 1 salário mínimo, e tem número do benefício encerrado em 1.

O pagamento da 2ª parcela segue até 7 de julho para os demais beneficiários – veja os calendários mais abaixo.

A antecipação será creditada junto com os benefícios de junho.

VÍDEO: Veja o calendário de pagamentos do 13º salário para aposentados e pensionistas

Benefícios até um salário mínimo

Para aqueles que recebem até 1 salário mínimo, o depósito da antecipação será feito entre os dias 24 de junho e 7 de julho, de acordo com o número final do benefício, sem levar em conta o dígito verificador.

Veja no calendário abaixo:

13º dos aposentados - benefícios até 1 sm — Foto: Economia G1

13º dos aposentados – benefícios até 1 sm — Foto: Economia G1

Benefícios acima de 1 salário mínimo

Segurados com renda mensal acima do salário mínimo terão seus pagamentos creditados entre 1º e 8 de julho, conforme calendário abaixo. Veja no calendário:

13º do INSS - benefícios acima de 1 sm — Foto: Economia G1

13º do INSS – benefícios acima de 1 sm — Foto: Economia G1

Quem recebe

Tem direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Na hipótese de cessação programada do benefício, prevista antes de 31 de dezembro de 2021, será pago o valor proporcional do abono anual ao beneficiário, informou o INSS.

A segunda parcela do 13º pode ter valor menor que a primeira: nesta parcela, é realizado o desconto do Imposto de Renda para quem é sujeito ao pagamento.

Aqueles que recebem benefícios assistenciais (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – BPC/LOAS e Renda Mensal Vitalícia – RMV) não têm direito ao 13º salário. Fonte: G1

To Top