Benefícios

Caixa Tem: O portal digital para acesso ao FGTS, Bolsa Família e outros benefícios

CaixaTem Caixa aplicativo
Fotografia de MixVale.com.br

A era digital trouxe soluções inovadoras para enfrentar os desafios sociais amplificados pela pandemia global, e o Brasil se destacou ao adotar tecnologias para facilitar o acesso da população a importantes benefícios sociais e serviços financeiros. Um exemplo notável dessa inovação é o aplicativo Caixa Tem, desenvolvido pela Caixa Econômica Federal em 2020, que se tornou uma ferramenta essencial para milhões de brasileiros.

Introdução ao Caixa Tem

O Caixa Tem emergiu como uma solução bancária digital durante o auge da crise da Covid-19, permitindo o pagamento eficiente do auxílio emergencial a milhares de cidadãos. Com o passar do tempo, o aplicativo ampliou seu leque de serviços, consolidando-se como o meio preferencial do governo para distribuir benefícios sociais diversos.

Principais Benefícios Disponibilizados em Fevereiro de 2024

Neste mês de fevereiro de 2024, o Caixa Tem se destaca por intermediar o acesso a três benefícios fundamentais:

  • Bolsa Família
  • FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)
  • Seguro-desemprego

Bolsa Família Através do Caixa Tem

O Bolsa Família, programa de transferência de renda do governo, apoia famílias em condição de vulnerabilidade econômica registradas no Cadastro Único (CadÚnico). Os critérios para participação incluem uma renda familiar por pessoa de até R$ 218, além de exigências como a frequência escolar e vacinação das crianças.

Acesso ao FGTS pelo Caixa Tem

O FGTS beneficia trabalhadores com contrato formal, acumulando depósitos mensais feitos pelos empregadores. O Caixa Tem simplifica o acesso a esses recursos, oferecendo funcionalidades como transferências e pagamentos digitais, além de compras com o cartão virtual vinculado à conta.

Recebimento do Seguro-Desemprego via Caixa Tem

O aplicativo também facilita o recebimento do seguro-desemprego por aqueles dispensados sem justa causa, proporcionando uma assistência financeira temporária enquanto buscam recolocação profissional.

Impacto do Caixa Tem na Inclusão Digital e Financeira

A adoção do Caixa Tem representa um marco significativo na inclusão digital e financeira do Brasil, eliminando barreiras físicas e burocráticas para o acesso a benefícios governamentais. Além disso, para indivíduos sem conta bancária tradicional, o aplicativo oferece a possibilidade de abrir uma conta digital de forma automática, assegurando o recebimento de benefícios de maneira rápida e segura.

To Top