Agro

Plantio de trigo no RS atinge 91% e supera média histórica, diz Emater

O plantio de trigo no Rio Grande do Sul atingiu nesta semana 91% das áreas estimadas para a safra 2021, avançando 16 pontos percentuais em relação à semana anterior e superando a média histórica para o período, disse a Emater-RS nesta quinta-feira.

De acordo com informativo conjuntural da entidade, a média das últimas cinco safras para esta data é de 87%. O ritmo da semeadura atual, porém, fica abaixo do registrado na temporada anterior, quando alcançava 94% neste momento.

“A área prevista para esta safra está em 1,12 milhões de hectares, com aumento da previsão de área na regional de Bagé, onde a implantação é mais tardia”, disseram os técnicos da Emater-RS.

Todas as áreas plantadas permanecem em germinação/desenvolvimento vegetativo.

Entre as principais localidades produtoras no Estado, a Emater-RS destacou que os trabalhos na regional de Ijuí, responsável por 27% da área de trigo gaúcha, já atingiram mais de 90% do previsto.

“A semana iniciou com alta umidade no solo, desfavorecendo a semeadura. A partir de quarta-feira à tarde, mesmo com umidade do solo acima da ideal, as operações de plantio da cultura foram lentamente retomadas e intensificadas a partir de sexta-feira”, afirmou o boletim.

Já na regional de Santa Rosa, que possui 23,1% da área de trigo no Estado, foi possível realizar o plantio durante a semana, o que levou o percentual semeado a 96% da área, acrescentou a entidade ligada ao governo gaúcho.

Segundo maior produtor de trigo do país, o Rio Grande do Sul deverá colher 2,89 milhões de toneladas do cereal neste ano, alta de 37,8% na comparação anual, conforme estimativa publicada pela Emater-RS no final do mês passado. O órgão vê uma safra impulsionada pelo aumento na área de cultivo em meio a preços atrativos.

(Por Gabriel Araujo)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH6718D-BASEIMAGE

To Top