Asia

Importação de minério de ferro pela China tem mínima de 13 meses

Por Min Zhang e Shivani Singh

PEQUIM (Reuters) – As importações de minério de ferro pela China recuaram para o menor patamar em 13 meses em junho, diante de uma redução nos embarques, e analistas esperam que a demanda possa seguir diminuindo no segundo semestre.

A maior consumidora global de minério de ferro importou 89,42 milhões de toneladas do material no mês passado, queda de 0,4% ante maio, mostraram dados da Administração Geral de Alfândegas nesta terça-feira. Em comparação com junho do ano anterior, as importações de minério de ferro recuaram 12,1%.

No acumulado do primeiro semestre de 2021, porém, a China recebeu 560,7 milhões de toneladas do ingrediente, alta de 2,6% em relação a igual período do ano passado, de acordo com os dados alfandegários.

A produção robusta de aço e os fortes lucros das usinas deram impulso à demanda chinesa por minério de ferro no primeiro semestre do ano, também elevando os preços da matéria-prima a máximas recordes.

Entre janeiro e junho, o valor do minério de ferro importado disparou 71,7% em bases anuais.

No entanto, como a China se comprometeu a controlar sua produção anual de aço para ajudar em metas de redução de emissões, analistas esperam que o consumo de minério de ferro perca força.

“À medida que entramos na segunda metade do ano, todos os olhos estarão voltados para a extensão em que a demanda chinesa recua e a oferta brasileira aumenta”, disse Rohan Kendall, head de pesquisas de minério de ferro da Wood Mackenzie, antes da divulgação dos dados.

(Reportagem de Min Zhang e Shivani Singh)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH6C0M9-BASEIMAGE

To Top