Economia

Nasdaq registra recorde com impulso de ações de crescimento; dados de inflação limitam Wall St

O índice Nasdaq reverteu perdas iniciais para atingir uma máxima recorde nesta terça-feira, ajudado por um salto nas mega-caps ligadas ao crescimento e pelo início promissor da temporada de resultados corporativos, enquanto a forte alta nos preços ao consumidor dos Estados Unidos em junho prejudicava o humor.

Dados do Departamento do Trabalho mostraram que os preços ao consumidor nos EUA subiram à maior taxa em 13 anos em junho em meio a restrições de oferta e uma recuperação contínua nos custos de serviços relacionados a viagens. O chamado núcleo do índice subiu 4,5% em relação ao ano anterior, a maior alta desde novembro de 1991, após subir 3,8% em maio.

“A manchete dos números do IPC (índice de preços ao consumidor) têm um valor de choque, com certeza”, disse Jamie Cox, sócio-gerente do Harris Financial Group.

“No entanto, uma vez que você percebe que um terço do salto veio dos preços de carros usados, o quadro transitório fica mais claro… a inflação está subindo, mas as coisas estão se comportando bem e não mudaram materialmente.”

A inflação e dados econômicos positivos têm ditado o movimento de Wall Street desde meados de junho, já que os investidores temem que um superaquecimento da economia em meio a uma reabertura mais rápida possa forçar o Federal Reserve a apertar sua política monetária expansionista mais cedo do que o esperado.

Grandes bancos, incluindo JPMorgan Chase e Goldman Sachs divulgaram balanços trimestrais mais fortes do esperado. No entanto, as ações do Goldman Sachs caíam 0,4%, enquanto o JPMorgan recuava 0,7%, uma vez que houve uma desaceleração em relação aos resultados recordes do ano passado.

O setor bancário do S&P perdia 0,8%, enquanto o subíndice financeiro caía 0,5%.

“Acho que quando mais avançarmos na temporada de balanços, se continuarmos obtendo bons resultados como os que vimos no primeiro trimestre, isso fornecerá amparo ao mercado.”

Às 12:19 (horário de Brasília), o índice Dow Jones caía 0,14%, a 34.947 pontos, enquanto o S&P 500 ganhava 0,01%, a 4.385 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançava 0,31%, a 14.779 pontos.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH6C0SH-BASEIMAGE

To Top