Asia

Organizadores da Tóquio 2020 terão perdas com ausência de espectadores

Por Carolyn Cohn e Noor Zainab Hussain

LONDRES (Reuters) – O comitê organizador da Olimpíada de Tóquio dificilmente receberá muito ressarcimento pelos ingressos perdidos por causa da proibição da presença de espectadores, tendo usado a maior parte de sua política de cancelamento de evento para os custos do adiamento do ano passado, disseram fontes de seguradoras.

A Olimpíada transcorrerá sem espectadores na cidade-sede de Tóquio, anunciaram os organizadores na semana passada, já que o ressurgimento do coronavírus obrigou o Japão a declarar um estado de emergência na capital que vigorará durante os Jogos.

Alguns eventos nos arredores de Tóquio terão espectadores, mas a renda de cerca de 815 milhões de dólares de ingressos se reduzirá a quase zero.

Em dezembro, os organizadores disseram que o custo total de sediar os Jogos seria de cerca de 15,4 bilhões de dólares.

A agência de avaliação de risco Fitch estima que o custo segurado total da Olimpíada fica em torno de 2,5 bilhões de dólares. No ano passado, analistas da Jefferies calcularam o custo segurado total em 2 bilhões de dólares, incluindo direitos de transmissão e patrocínios, mais 600 milhões de dólares para a hospitalidade.

Embora o Comitê Olímpico Internacional (COI) seja responsável pelos direitos de transmissão e patrocínios dos Jogos, o comitê organizador de Tóquio é responsável pela venda das entradas.

Fontes do setor estimam que o comitê assinou uma política de cancelamento de evento de 500-800 milhões de dólares, mas que os preços totais dos ingressos não estariam cobertos.

(Por Carolyn Cohn em Londres e Noor Zainab Hussain em Bengaluru; reportagem adicional de Alexander Huebner em Munique, Paul Arnold em Zurique e Elaine Lies em Tóquio)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH6C0S0-BASEIMAGE

To Top