Economia

Para impulsionar recuperação, UE adota planos de investimento da Itália, França e Espanha

Os ministros das Finanças da União Europeia (UE) adotaram planos de investimento de 12 Estados do bloco nesta terça-feira, incluindo os da Itália, Espanha e França, abrindo caminho para os primeiros desembolsos de fundos da UE para impulsionar a recuperação econômica da pandemia de Covid-19.

A Comissão Europeia estima que o plano de recuperação de 800 bilhões de euros, financiado pela tomada de empréstimos conjuntos sem precedentes e desembolsado ​​em doações e empréstimos, poderá impulsionar o investimento público para 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do bloco no próximo ano, o maior em mais de uma década.

Os ministros reunidos em Bruxelas aprovaram planos preparados pela Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Itália, Letônia, Luxemburgo, Portugal, Eslováquia e Espanha, informou um comunicado da UE, naquele que é o primeiro conjunto de aprovações de programas nacionais de investimento sob o plano de recuperação do bloco.

Os planos dos 15 países restantes da UE serão avaliados numa fase posterior. Itália e Espanha estão entre os principais beneficiários em termos absolutos dos fundos de recuperação.

Os fundos ajudarão a impulsionar a recuperação econômica após a crise desencadeada pela pandemia no ano passado, com a Comissão Executiva estimando um crescimento de 4,8% neste ano e uma expansão de 4,5% em 2022 para a UE em geral e a zona do euro, que compreende 19 dos 27 países do bloco.

(Por Francesco Guarascio)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH6C0PC-BASEIMAGE

To Top