Economia

AIG vai vender unidades de vida e aposentadoria via IPO e fatia para Blackstone

(Reuters) – A seguradora AIG planeja usar um IPO para vender parte de seus negócios de vida e aposentadoria, enquanto o Blackstone concordou em comprar uma participação considerável, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto.

AIG e a Blackstone disseram nesta quarta-feira que a firma de private equity pagará 2,2 bilhões de dólares em dinheiro por 9,9% da unidade.

A AIG vinha respondendo consulta de potenciais investidores sobre assumir uma fatia de 19,9% na unidade de vida e aposentadoria, mas o presidente Peter Zaffino disse em maio que a empresa usaria um IPO para vender a participação.

“Isso não inviabiliza o plano de IPO”, disse a fonte.

As mudanças são parte do esforço da AIG para separar seus negócios de seguro de vida e aposentadoria de suas operações de propriedades e acidentes, que foram anunciadas em 2020.

A Blackstone também entrará em uma relação de gestão de ativos de longo prazo com a AIG para administrar 50 bilhões de dólares, ou cerca de 25%, da carteira de investimentos de vida e aposentadoria. Esse montante deve aumentar para 92,5 bilhões nos próximos seis anos.

Firmas de private equity têm comprado empresas do setor, dizendo que podem usar sua habilidade de investimento para obter melhores retornos sobre grandes valores de dinheiro, fator importante no atual ambiente de baixas taxas de juros. As firmas de aquisição, em troca, ganham taxas por esses serviços.

Em acordo separado, o Blackstone Real Estate Income Trust vai comprar alguns ativos de habitação a preços acessíveis da AIG por 5,1 bilhões de dólares, disseram as empresas.

(Reportagem de Alwyn Scott, Nivedita Balu e David French)

To Top