Economia

EDF fecha contrato para operação e manutenção da termelétrica Marlim Azul

A EDF Norte Fluminense, subsidiária do grupo francês Electricité de France (EDF) no Brasil, fechou contrato com a Arke Energia para realizar a operação e manutenção da usina termelétrica Marlim Azul, em Macaé (RJ), pelos próximos dez anos, informou a empresa nesta quarta-feira.

Segundo nota divulgada pela companhia, este é o primeiro projeto de operação e manutenção da EDF Norte Fluminense em um ativo sem participação do grupo EDF no Brasil, já que a Arke é formada por Pátria Investimentos (com fatia de 50,1%), Shell (29,9%) e Mitsubishi Power (20%).

A termelétrica Marlim Azul é a primeira a utilizar gás do pré-sal brasileiro para a geração de eletricidade, tendo capacidade de 565 megawatts (MW).

“A Arke… veio para consolidar o novo mercado de gás. Nosso primeiro projeto, a UTE Marlim Azul, demonstra que é possível gerar energia elétrica a preços competitivos a partir do gás natural”, disse o CEO da Arke, Bruno Chevalier.

Já o presidente da EDF Norte Fluminense, Emmanuel Delfosse, acredita que o contrato seja um “passo estratégico” na diversificação do portfólio da companhia. A termelétrica deve entrar em operação no final de 2022.

(Por Gabriel Araujo)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH6D1CP-BASEIMAGE

To Top