Benefícios

Golpes no FGTS usando a internet são aplicados por criminosos

Golpes no FGTS usando a internet são aplicados por criminosos As falsas promessas de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) estão circulando novamente em sites e mensagens compartilhadas em redes sociais. Somente no período entre janeiro e maio de 2021, o laboratório especializado em segurança digital da PSafe (dfndr lab) detectou quase 10 mil tentativas deste tipo de golpe. O número representa a quantidade de acessos e compartilhamentos de links com essa temática.

Boa parte das fraudes tenta atrair as vítimas dizendo que o governo está novamente liberando o saque emergencial do benefício na pandemia, o que não ocorreu este ano.

Em 2020, golpe atingiu seu auge entre abril e maio, após anúncio de liberação de saque emergencial do FGTS por causa da crise sanitária com a pandemia com a liberação de saques emergenciais do FGTS. No período, as detecções explodiram, superando 66 mil em um único mês, em maio.

De acordo com Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, em 2021 o golpe do FGTS tem dividido atenções com outros golpes de phishing, como as falsas vagas de empregos, os falsos brindes e os golpes com a temática Pix, entre outras tentativas de estelionato.

— O golpe do FGTS já não é uma das temáticas que mais fazem vítimas no País, mas seu risco tampouco pode ser ignorado — alerta Simoni.

Como funciona o golpe?

Os cibercriminosos criam uma página com a falsa proposta de cadastro para o saque do benefício, e através dessa página solicitam dados pessoais das vítimas. Em seguida pedem o compartilhamento do link malicioso com seus contatos, como uma suposta garantia para o recebimento do valor de até R$3.900,00.

Para dar ainda mais veracidade ao golpe, os criminosos simulam ainda falsos comentários de pessoas que teriam obtido sucesso em receber o benefício. Segundo Emilio Simoni, esta não é uma metodologia nova mas um golpe que a cada oportunidade é repaginado pelos golpistas.

Como se proteger

Os aplicativos de conversa são os principais meios utilizados pelos golpistas para disseminar golpes digitais. Os especialistas do laboratório de ciber segurança, recomendam sempre utilizar soluções aplicativos de proteção no celular, como o dfndr security, que disponibiliza proteção em tempo real contra links maliciosos compartilhados através do WhatsApp, Facebook Messenger, SMS e no navegador.

Além disso, é preciso ter cuidado ao clicar em links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais.

Antes de compartilhar informações, procure em veículos confiáveis e fontes oficiais, jornais e sites para confirmar se aquilo é realmente verdadeiro. Na dúvida se um link é de fato seguro, o usuário pode acessar a checagem de links.

Saiba quais são as possibilidades de saque do FGTS

Situações que permitem o saque total do FGTS:

Por lei, os trabalhadores com saldo no Fundo de Garantia podem sacar o dinheiro em algumas situações. Veja quais:

  1. Demissão sem justa causa;
  2. Rescisão por acordo entre empregador e empregado;
  3. Compra da casa própria;
  4. Complementar pagamento de imóvel financiado pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação);
  5. Aposentadoria;
  6. Em caso de calamidade pública e desastres naturais;
  7. Trabalhadores com 70 anos ou mais;
  8. Trabalhadores ou dependentes portadores de HIV;
  9. Trabalhadores ou dependentes diagnosticados com câncer;
  10. Trabalhadores ou dependentes que estejam em estágio terminal por causa de uma doença grave;
  11. Empregados que ficam três anos seguidos ou mais sem trabalhar com carteira assinada;
  12. Em caso de morte do trabalhador, os dependentes e herdeiros judicialmente reconhecidos, podem efetuar o saque.
  13. Se o trabalhador aderir ao chamado saque-aniversário, que permite o saque de parte do saldo do Fundo, anualmente. Mas impede o saque após a rescisão do contrato de trabalho. Fonte: Extra Globo
To Top