Agro

Strategie Grains eleva estimativas para safra e exportações de grãos da UE

PARIS (Reuters) – A Strategie Grains elevou nesta quinta-feira suas estimativas mensais para as três principais safras de cereais da União Europeia na temporada 2021/22 –o que, segundo a consultoria, ajudará o bloco a atender à maior demanda projetada para os mercados globais.

A empresa, porém, também ecoou preocupações cada vez maiores com o potencial impacto do tempo úmido visto recentemente em áreas do sudeste e oeste da UE sobre a qualidade dos grãos.

A consultoria projetou que o bloco de 27 países produzirá 133 milhões de toneladas de trigo soft em 2021, ante 131,1 milhões de toneladas na estimativa de junho. A projeção supera a safra do ano passado em mais de 14 milhões de toneladas.

Para a cevada, a Strategie Grains elevou sua previsão para a safra 2021 a 55 milhões de toneladas, versus 53,9 milhões na estimativa anterior, embora permaneça levemente abaixo da marca de 55,4 milhões de toneladas atingida no ano passado.

As grandes safras de trigo e cevada, aliadas às expectativas de maior demanda internacional, devem beneficiar os embarques da UE neste ano, disse a consultoria, que agora vê as exportações de trigo soft do bloco em 31 milhões de toneladas, contra 28,6 milhões de toneladas na previsão do mês passado.

A Strategie Grains também elevou sua estimativa para a safra de milho da UE, que costuma ser colhida no outono local, a 65,7 milhões de toneladas, versus 65,3 milhões na previsão anterior.

(Reportagem de Sybille de La Hamaide)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH6E0LM-BASEIMAGE

To Top