Asia

Preço do aço inoxidável bate recorde na China; minério de ferro também sobe

Os contratos futuros do aço inoxidável negociados na China avançaram mais de 6% nesta sexta-feira, atingindo uma nova máxima recorde, impulsionados pelo forte consumo e por um aperto nas ofertas de matérias-primas, além de preocupações com um corte de produção no setor siderúrgico.

O contrato mais negociado do aço inoxidável na bolsa de futuros de Xangai, para entrega em agosto, chegou a saltar 6,7%, para 19.175 iuanes (2.965,15 dólares) por tonelada, durante a sessão. O contrato fechou o dia em alta de 4,3%, a 18.740 iuanes/tonelada.

“O consumo downstream (de aço inoxidável) está relativamente bom, tanto oferta quanto demanda estão robustas”, disse a Huatai Futures em nota, acrescentando que preocupações recentes com restrições à produção de aço também pesaram sobre as perspectivas de oferta.

Outros produtos siderúrgicos negociados na bolsa de Xangai não tiveram direção comum, com o vergalhão de aço para construção para entrega em outubro avançando 0,2%, a 5.559 iuanes/tonelada, e a bobina laminada a quente recuando 0,1%, para 5.952 iuanes por tonelada.

Já os preços de matérias-primas na bolsa de commodities de Dalian avançaram.

A referência do minério de ferro, para entrega em setembro, fechou em alta de 1,9%, a 1.241 iuanes por tonelada.

(Reportagem de Min Zhang e Shivani Singh)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH6F0K1-BASEIMAGE

To Top