Asia

Preocupada com radiação de Fukushima, equipe sul-coreana filtrará comida no Japão

Por Ju-min Park

TÓQUIO (Reuters) – A equipe olímpica da Coreia do Sul preparará comida para seus atletas separadamente e filtrará ingredientes em busca de radiação durante a Olimpíada de Tóquio, afirmou uma autoridade nesta segunda-feira, mais um fator potencialmente irritante às relações entre Seul e Tóquio durante os Jogos.

A Coreia do Sul tem periodicamente irritado o Japão com medidas como a limitação de importação de frutos do mar japoneses, citando preocupações de segurança após o tsunami e o desastre nuclear de Fukushima em 2011.

Um porta-voz do Comitê Olímpico e Esportivo da Coreia afirmou que o órgão reservou um hotel perto da Vila Olímpica para preparar e entregar caixas de comida aos atletas, acrescentando que o país conduz seu próprio programa de alimentação em todos os Jogos Olímpicos para ajudar seus atletas a se sentirem em casa.

As relações entre os vizinhos asiáticos, já em um baixa entre conflitos por reivindicações territoriais e seu histórico de guerras, foram ainda mais prejudicadas nesta segunda-feira, quando Seul disse que o presidente Moon Jae-in não visitaria os Jogos, cuja cerimônia de abertura será na sexta-feira, para o que seria a primeira cúpula com o primeiro-ministro Yoshihide Suga.

A equipe sul-coreana, a pedido do Comitê Olímpico Internacional, removeu faixas com uma referência histórica à guerra do século 16 com o Japão das varandas de suas acomodações na Vila Olímpica.

“OLIMPÍADA DA RECUPERAÇÃO”

O Japão havia inicialmente chamado os Jogos, adiados em um ano por causa da pandemia de Covid-19, de “Olimpíada da recuperação” da devastação de uma década atrás, incluindo a promoção da produção de Fukushima. Os organizadores dizem que essa comida será segura quando for servida nos Jogos.

A Organização Mundial de Saúde afirmou em 2016 que as autoridades japonesas monitoraram a contaminação da comida de perto e implementaram medidas de proteção para evitar a venda e distribuição de alimentos contaminados no Japão e fora do Japão.

(Por Ju-min Park)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH6I0Q6-BASEIMAGE

To Top