Benefícios

Se em 60 dias Benefício não for sacado Banco devolve grana ao INSS

Se em 60 dias Benefício não for sacado Banco devolve grana ao INSS O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fez um alerta aos seus segurados sobre o prazo para a retirada dos benefícios depositados nos bancos. Segundo o órgão, aposentados, pensionistas e titulares de auxílios têm 60 dias para retirar o dinheiro nas agências bancárias, a contar da data marcada para o pagamento, sob pena de ter a quantia devolvida ao instituto. Se isso acontecer, é preciso solicitar novamente o depósito, por meio do portal Meu INSS ou da central telefônica 135.

A devolução do dinheiro ao INSS se faz necessária para evitar que o instituto continue pagando benefícios a segurados falecidos. Por isso, os bancos devolvem o pagamento não sacado no prazo de dois meses.

Como regularizar a situação

Se tiver pagamento devolvido ao INSS pelo banco, o segurado pode acessar o portal Meu INSS. Uma vez no site, o interessado precisa informar dados pessoais obrigatórios — nome e CPF —, além de informações opcionais que podem ajudar em caso de necessidade de recuperação da senha, como endereço de e-mail e número de telefone. O cidadão tem que confirmar, ainda, o nome da mãe, assim como seu dia e seu mês de nascimento.

O cadastramento depende da confirmação de informações trabalhistas e previdenciárias e somente é finalizado quando o segurado responde de forma correta às perguntas. Por isso, é preciso escolher a opção certa sobre a última empresa onde trabalhou recolhendo para a Previdência Social, o ano em que ingressou nessa companhia e até se recebeu benefício do INSS nos últimos cinco anos.

De acordo com o INSS, terminada esta etapa, o interessado recebe um código de validação enviado por SMS (torpedo) ou um link por e-mail. A partir daí, pode cadastrar sua senha de acesso para utilização do Meu INSS.

O usuário, então, deve fazer o login, com seu CPF e a senha cadastrada. Na coluna à esquerda, deve clicar na opção “Agendamentos/Requerimentos” e escolher “Novo Requerimento”. Em seguida, precisa selecionar “Atualizações para manutenção do Benefício e outros Serviços” e escolher “Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido”.

A situação do segurado também pode ser regularizada pela central telefônica 135, clicando na opção 6 – 1. Esta funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita, se for feita de um telefone fixo. Se for gerada de um aparelho celular, o custo é o de uma ligação local.

To Top