Aplicativo da Carteira Digital de Trânsito com novas funcionalidades
Benefícios

Aplicativo da Carteira Digital de Trânsito com novas funcionalidades

Detran CNH CDT

Aplicativo da Carteira Digital de Trânsito com novas funcionalidades Com o documento digital, o motorista tem a habilitação no celular de forma ágil e segura

om o dia-a-dia agitado, a empresária Suzi Rocha demorou um tempo para perceber que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estava vencida. Porém, com a digitalização dos documentos, ela não tem mais esse problema, pois a data de vencimento é avisada com antecedência pelo aplicativo. “Além disso, ela evita papéis e o acesso é muito mais fácil estando no celular.”

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, já foram baixadas cerca de 16.414.407 carteiras digitais de Trânsito, que guardam, no celular, a carteira de motorista e o documento do veículo. E com a mesma validade do impresso. Além disso, o aplicativo permite consultar o histórico de emissão da CNH e compartilhar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Além da visualização de infrações cometidas e o pagamento de multas emitidas em todo o país.

De forma digital, o condutor pode receber notificações de recall, com as orientações sobre o defeito e as providências necessárias; e mensagens de campanhas educativas oficiais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

“Outras funcionalidades serão incorporadas a partir de 2021 como, por exemplo, a possibilidade de indicação do real infrator, aquele condutor que efetivamente cometeu a infração, e não o proprietário do veículo”, explicou o diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico de Moura Carneiro.

“Outra importante funcionalidade que vai ser agregada é a possibilidade de ser autorizada a transferência de veículo entre duas pessoas que possuam o aplicativo e possam fazer então essa transferência totalmente por meio de assinatura digital. São mais facilidades que esse importante documento de trânsito traz para a sociedade brasileira”, afirmou Carneiro.

Como obter

A Carteira Digital de Trânsito é disponibilizada gratuitamente para smartphones compatíveis com os sistemas Android e iOS, acessíveis nas lojas virtuais Play Store e Apple Store.

Para usar o serviço, é preciso ter a carteira de trânsito impressa com o QR Code na parte de trás. Já para obter o documento digital do veículo, é preciso estar com o número do Renavam do veículo, localizado na parte superior do documento, e do código de segurança do CRV, que é o antigo DUT.

Carteira Digital de Trânsito traz facilidades para o condutor

Veja como obter a versão digital do documento e tê-la no celular, sem papel e com menos burocracia

arteira Digital de Trânsito é um aplicativo que guarda, no celular, a carteira de motorista e o documento do veículo. E com a mesma validade do impresso. Em dezembro de 2020, o aplicativo somava 18 milhões de usuários.

Além de armazenar os documentos de porte obrigatório no trânsito em formato digital, a Carteira Digital de Trânsito avisa sobre o vencimento do documento, permite a visualização de infrações cometidas e o pagamento de multas emitidas pelos órgãos autuadores de todo o país.

O aplicativo ainda permite ao condutor receber notificações de recall e mensagens de campanhas educativas oficiais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Preparamos um tira-dúvidas para você sobre a Carteira Digital de Trânsito:

Quem pode ter a carteira digital?

Para usar o serviço, é preciso ter a carteira de trânsito impressa com o QR Code na parte de trás.

Como obter a carteira digital?

Primeiro, é preciso instalar o aplicativo em seu celular na versão IOS ou Android. Após instalar o aplicativo, é hora de fazer o acesso pelo login único do gov.br.

Saiba como criar a conta.

Após feito o login, aponte a câmera do celular para o QR Code atrás da sua carteira de motorista. Depois, tire uma foto dentro do aplicativo. Ela será comparada com a sua foto no banco de dados do Detran.

A última etapa será a confirmação do CEP cadastrado no Detran do estado da sua carteira nacional de habilitação. Estando tudo correto, a Carteira de Trânsito Digital será gerada.

Houve erro e não foi possível conseguir o documento digital?

Nesse caso, a solução é ir até o Detran de origem para verificar sua situação. Muitas vezes, é necessário atualizar itens obrigatórios como número do celular, e-mail e CEP.

E como gerar o documento digital do veículo?

Para isso, você precisa do número do Renavam do veículo, localizado na parte superior do documento, e do código de segurança do CRV, que é o antigo DUT. O aplicativo gerará o documento automaticamente.

To Top