Benefícios

Receita abre hoje consulta ao terceiro lote de restituição do IR

Contribuinte pode consultar hoje lote residual de restituição do IR

Receita abre hoje consulta ao terceiro lote de restituição do IR Para saber se está neste lote, basta acessar o site da Receita ou baixar e acessar o aplicativo do Imposto de Renda para celulares.

Do total a ser creditado, R$ 354.326.718,95 serão destinados aos contribuintes que têm prioridade legal, sendo 13.985 idosos acima de 80 anos, 95.298 com idades entre 60 e 79 anos, 8987 com alguma deficiência física ou mental e 36.616 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Também serão contemplados nesse lote 4.913.343 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 18/5/2021.

Caso sua restituição não esteja neste lote, o contribuinte pode consultar também em que estágio está a declaração — processada, em análise, na fila.

Neste ano, o pagamento da restituição será feito em cinco lotes. O primeiro foi pago no dia 31 de maio e o segundo no dia 30 de junho. Os demais serão creditados sempre nos últimos dias de cada mês até setembro. Veja abaixo o calendário das restituições.

  • 1º lote: 31 de maio (já pago);
  • 2º lote: 30 de junho (já pago);
  • 3º lote: 30 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos – Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária. Fonte: Extra Globo

To Top