Maduro diz que espera dialogar com oposição venezuelana em agosto
Brasil

Maduro diz que espera dialogar com oposição venezuelana em agosto

Maduro diz que espera dialogar com oposição venezuelana em agosto

CARACAS (Reuters) – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que pretende iniciar diálogo com a oposição do país no próximo mês no México, com mediação da Noruega, em um processo que ele espera que seja endossado pelos Estados Unidos.

Em maio, a oposição venezuelana mudou de estratégia e mostrou disposição em retornar às negociações para resolver a crise política no país-membro da Opep.

Maduro tem lidado com um colapso econômico na outrora próspera Venezuela desde que assumiu o cargo em 2013 e enfrenta acusações de corrupção, violações de direitos humanos e manipulação eleitoral em 2018 vindas de seus oponentes internos, dos Estados Unidos e da União Europeia. Ele nega as acusações.

Em junho, diplomatas de alto escalão em Washington, Bruxelas e Ottawa disseram que estariam dispostos a revisar as sanções ao governo de Maduro se o diálogo com a oposição tivesse um progresso significativo e levasse a eleições livres e justas.

“Posso dizer que estamos prontos para ir para o México”, disse Maduro em uma entrevista à rede de televisão estatal Telesur na noite de sábado. “Começamos a discutir uma agenda complicada e difícil.”

A oposição da Venezuela, liderada por Juan Guaidó, acusou Maduro de usar rodadas anteriores de negociação para ganhar tempo diante da pressão diplomática e das sanções por parte dos Estados Unidos e outros países. Guaido é reconhecido por Washington e várias outras democracias ocidentais como o líder legítimo do país.

(Reportagem de Vivian Sequera)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH6O0GE-BASEIMAGE

To Top