Asia

Biles abandona final por equipes, e russas vencem EUA para levar o ouro

A perseguição de Simone Biles pelo recorde de seis medalhas de ouro na Olimpíada de Tóquio terminou abruptamente nesta terça-feira quando ela desistiu da final feminina por equipes após um único salto e viu os Estados Unidos perderem o título para as atletas da Rússia.

Foi um começo chocante e decepcionante de Olimpíada para a seleção feminina de ginástica dos EUA, que esperava dominar a final, já que não era derrotada em uma grande competição coletiva desde 2011.

Mas o evento inteiro ficou de cabeça para baixo em um instante quando Biles, a campeã mundial e olímpica no individual geral, errou completamente o timing do seu salto de abertura e levou a nota baixa de 13,766.

Foi um revés do qual os EUA nunca se recuperaram, e as russas –competindo como representante do Comitê Olímpico Russo porque o país foi proibido de usar sua bandeira e hino nacional por violações de doping– conquistaram o título por equipes pela primeira vez desde a vitória da equipe da Comunidade dos Estados Independenyes nos Jogos de Barcelona em 1992. Os EUA, vencedores em 2012 e 2016, ficaram com a prata, e o Reino Unido levou o bronze.

Apesar de ter dado apenas um salto, Biles acrescentará uma medalha de prata às cinco que venceu nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016, incluindo quatro ouros.

Mas a tentativa da norte-americana de se tornar a maior atleta olímpica de todos os tempos com 10 ouros terminou e talvez toda sua participação nos Jogos de Tóquio.

A federação de ginástica dos EUA disse que a continuidade da atleta de 24 anos nos Jogos era incerta.

“Simone abandonou a final por equipes por um problema médico”, disse a USA Gymnastics. “Ela será avaliada diariamente para determinar a liberação médica para futuras competições”.

(Por Steve Keating)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH6Q12T-BASEIMAGE

To Top