Economia

Confiança de serviços no Brasil tem em julho máxima desde 2014, diz FGV

Por Camila Moreira

SÃO PAULO (Reuters) – A confiança do setor de serviços do Brasil chegou em julho ao maior nível em mais de sete anos, com melhora tanto pelas expectativas quanto pela avaliação sobre a situação atual.

Os dados divulgados nesta quinta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostraram que o Índice de Confiança de Serviços (ICS) saltou 4,2 pontos em julho, para 98,0 pontos, maior nível desde março de 2014 (98,3 pontos).

“A confiança de serviços avançou pelo quarto mês consecutivo, superando o nível pré-pandemia e retornando ao patamar mais alto desde 2014”, disse em nota Rodolpho Tobler, economista da FGV Ibre.

Segundo a FGV, o Índice de Situação Atual (ISA-S), indicador da percepção sobre o momento presente do setor de serviços, avançou 1,7 ponto e foi a 90,4, mesmo patamar de fevereiro de 2020, portanto a nível pré-pandemia.

Já o Índice de Expectativas (IE-S), que reflete as perspectivas para os próximos meses, teve alta de 6,5 pontos, a 105,6 pontos, maior nível desde novembro de 2012. Além disso, voltou a ficar acima dos 100 pontos, o que, segundo Tobler, sugere um certo otimismo com o curto e médio prazo.

O volume de serviços brasileiro avançou 1,2% em maio sobre abril, dando sinais de aquecimento com alta recorde para o mês de maio e ficando 0,2% acima do patamar pré-pandemia, segundo dados do IBGE.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH6S0RG-BASEIMAGE

To Top