Central America

Economia mexicana cresce com força no 2º tri com demanda dos EUA

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) – A economia do México recuperou o crescimento anual no segundo trimestre, impulsionada pela manufatura para exportação ao seu principal parceiro comercial, os Estados Unidos, mostrou uma estimativa preliminar da agência nacional de estatísticas mexicana nesta sexta-feira.

Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, quando a economia formal e informal foi paralisada devido às restrições da pandemia, o crescimento foi de 19,7%, informou a agência de estatísticas.

Esse foi o primeiro crescimento trimestral em relação ao mesmo período no ano anterior desde antes da pandemia, e próximo ao número previsto em pesquisa da Reuters, que consultou 14 analistas.

Na comparação com o trimestre anterior, o crescimento com ajuste sazonal foi de 1,5%, marcando o quarto trimestre consecutivo de expansão da economia no México. A leitura foi inferior ao 1,7% previsto por analistas.

Impactada pelas restrições trazidas pela pandemia de coronavírus, a segunda maior economia da América Latina encolheu 8,5% em 2020, seu pior desempenho desde 1932, durante a Grande Depressão.

A recuperação desde então foi liderada pela demanda dos Estados Unidos por carros e eletrônicos feitos nas fábricas mexicanas, enquanto as remessas enviadas por imigrantes ao norte da fronteira ajudaram os consumidores internos.

(Por Abraham Gonzalez e Ricardo Figueroa Salas)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH6T102-BASEIMAGE

To Top