Economia

Lira promete votar IR esta semana e reforma administrativa até final do mês

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta segunda-feira que a Casa vai votar esta semana a primeira parte da reforma tributária, com as mudanças no Imposto de Renda, e deve levar a reforma administrativa ao plenário da Casa até o final deste mês.

“O Brasil tenta reagir economicamente, nós temos questões importantes e reformas para entregar e nós vamos entregar. Nós votaremos essa semana Imposto de Renda Pessoa Física, Jurídica e dividendos”, disse Lira. “Ao final do mês de agosto iremos a plenário com reforma administrativa.”

O presidente da Câmara citou ainda como prioridades a análise pela Casa de temas já aprovados pelo Senado na semana passada. Entre eles, um novo perdão de dívidas de empresas, o Refis, que perdoa 90% de juros e multas e parcelamento do principal, e o chamado passaporte tributário, em que pequenas empresas que tiveram perda de faturamento na pandemia tenham suas dívidas perdoadas.

Lira disse ainda que a Câmara vai entrar ainda na análise da próxima etapa da reforma tributária, com a criação da Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS). O novo imposto substituirá, de acordo com a proposta do governo, as atuais cobranças de PIS/Pasep e Cofins.

Também está na pauta a Proposta de Emenda à Constituição que altera o pagamento dos precatórios –dívidas judiciais que precisam ser pagas pela União– para abrir espaço no Orçamento para pagamento de programas sociais, além da medida provisória que altera o Bolsa Família.

Na manhã desta segunda, o presidente Jair Bolsonaro entregou pessoalmente o texto do MP e prometeu para a tarde o texto da PEC, que precisa ser analisada, de acordo com Lira, antes do Orçamento.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH780MN-BASEIMAGE

To Top