Cotidiano

Cachorro para crianças: 15 raças de cães para fazer companhia

Cachorro para crianças: 15 raças de cães para fazer companhia

Você está à procura de um amigo e companheiro para a criançada? Então, confira aqui as 15 melhores raças de cachorro para os pequenos.

Conheça as melhores raças de cachorro para criança

Crianças e Pets são uma combinação perfeita. Entretanto, nem todos os as raças de cães são recomendadas para serem criadas com crianças.

Segundo especialistas, considere três fatores ao escolher o animal para o seu pequeno: Tamanho do Pet, estilo de vida da família e nível de energia compatível com a criança.

Os cachorros são a primeira escolha, mas não são todas as raças. Foi pensando nisso que preparamos este artigo. Conheça as melhores raças de cachorros para a criançada e por que são tão escolhidos.

15 raças de cachorro para crianças

Os cachorros, dos pequenos aos grandões, conquistam até os adultos. Cães dóceis, com um tamanho que combine bem o temperamento com o nível de energia são os ideais. Para ajudar, separamos as 15 raças mais escolhidas para fazerem companhia para a criançada!

Beagle

Os Beagles são pequenos e amigáveis. Possuem um temperamento calmo durante a agitação dos pequenos. Seu tamanho médio varia de 33 a 41 cm.

Originalmente criados para cães de caça e com um corpo robusto, tem de sobra energia para as brincadeiras. Se a família gosta de trilhas e passeios ao ar livre, o Beagle é uma excelente escolha, pois ama explorar.

Se dão bem com outros bichinhos de estimação, então pode ser uma aquisição sem dores de cabeça para famílias que já tenham outros animais, brincadeiras garantidas.

Poodle

O Poodle é uma raça cuidadosa e leal, raramente está irritado. Por ter uma variedade de tamanhos que vão de 24 a 60 cm, você define a que melhor encaixa com a criança e com a rotina da família.


Outro ponto positivo da raça é a perda mínima de pelos, o que agrada bastante as criancinhas alérgicas. Tímidos com estranhos, mas socializam bem com crianças e pessoas que conhecem.

Costumam dedicar-se à pessoa que mais convive, terão nele um companheiro para a vida. Além disso, são obedientes, inteligentes, brincalhões e aventureiros. Uma excelente escolha.

Bull Terrier

O Bull Terrier pode parecer perigoso para os pequenos, por ser taxado como um animal agressivo. Entretanto, esse cão é um companheiro amoroso e amigo dos adultos e crianças. Seu tamanho varia de 20 a 80 cm.

Ele pode não ser indicado para crianças menores, já que é um animal muito brincalhão e, somado a sua força, pode tornar a brincadeira complicada. Já para as crianças maiores é uma boa escolha.

Raça indicada para famílias que tenham sempre alguém em casa, pois não gosta de ficar sozinho. Ama lugares espaçosos, todavia, também se adapta em apartamentos. Importante que a família o leve para passeios e brinque constantemente.

Pug

O Pug é carinhoso e sociável, com temperamento calmo e porte pequeno, com tamanho entre 25 e 36 cm. Ideal para brincadeiras com crianças, mas cuidado com as muito pequenas, pois podem sofrer pequenos acidentes com a forma de brincar.

Uma raça com muita energia e que ama correr, mas também se acostuma rápido a locais sem espaços abertos, como apartamentos. Costumam não latir, uma boa escolha para quem tem bebê por perto.

Entretanto, o Pug apresenta certas dificuldades respiratórias, devido a estrutura do seu focinho, o que acarreta em outros problemas de saúde. Nesse caso, esteja preparado para gastos extras com o veterinário.

Shih Tzu

Quem procura um cão amigável, carinhoso e facilmente adaptável, o Shih Tzu é a raça ideal. Sociável, convive bem com crianças, pessoas estranhas e outros bichinhos, chega no máximo a 27 cm.

Para quem tem crianças pequenas, que desconhecem a forma de brincar com um animal ou aquelas que gostam de brincadeiras brutas, precisam ser ensinadas a como brincar com o Shih Tzu. O animal é frágil e facilmente machucado.

Adapta-se em qualquer tipo de espaço, mas precisa de passeios e atenção constantes, já que é carente de atenção. Indicado para famílias com uma rotina mais leve.

Terra Nova

A Terra Nova é uma das raças mais inteligentes do mundo, esses cães amam crianças e são muito protetores. Não importa a idade, toda a família vai se apaixonar pela gentileza, doçura e paciência.

Indicados para viver em ambientes com espaços abertos, por ser um animal que precisa se movimentar, seu tamanho varia de 63 a 74 cm. Um revés da raça é o fato de babar excessivamente, mas não se deixe-os viver ao ar livre, pois gostam de estar próximo de alguém.

A Terra Nova é bem conhecida pelos salvamentos em situações emergenciais e por serem grandes nadadores. Esse adicional aumenta ainda mais a qualidade de raça protetora.

Golden Retriever

Dócil, leal e cheio de energia. O Golden Retriever é confiante, inteligente e extremamente paciente, o combo perfeito para a criançada. Seu tamanho varia de 30 a 60 cm.

Lembre-se de ajudá-lo a gastar as energias. O Golden é muito brincalhão e jogos para buscar algo são seus preferidos. As criancinhas podem jogar à vontade brinquedos que ele vai adorar correr para pegar.

Essa raça é afetuosa e muito obediente, impossível não se apaixonar. O único detalhe é a escovação em seus pelos, duas vezes na semana, para mantê-los sedosos.

Labrador

Considerado primo do Golden Retriever, o Labrador tem as mesmas características do Golden: brincalhão, confiável, amoroso, paciente e protetor. Além da inteligência aguçada, que permite facilidade no treinamento. Seu tamanho varia de 55 a 62 cm.

Assim como o Golden, fazem a festa da criançada, com energia de sobra, por isso precisam de muito espaço para brincadeiras. Independentemente da cor, a raça tornou-se bastante popular entre as criancinhas e se dá bem com pessoas estranhas e outros animais.

Seu pelo curto, diferente do primo Golden, precisa apenas de uma escovação semanal. Entretanto, mesmo curtos, os pelos caem, então pode ser um problema para crianças alérgicas.

Buldogue Francês

Quem procura uma raça calma, paciente e carinhosa, o Buldogue Francês é a sua escolha. Seu porte robusto, que varia de 31 a 40 cm, faz a alegria dos pequenos que amam deitar e abraçar os animais.

Para crianças energéticas, talvez, essa não seja a raça ideal, pois o Buldogue ama uma preguiça. Amigável e leal, se dá bem com diversos outros animais e se adapta tanto em casas com espaços abertos quanto apartamentos.

Entretanto, saiba que ele precisará de alguns cuidados especiais. Devido a problemas na mandíbula e suas dobrinhas, características da raça, o Buldogue precisa de limpezas constantes, além de roncar e soltar um pouco de baba, também pontos normais da raça.

Yorkshire Terrier

Dono de uma personalidade marcante, o animal inglês é simpático e afetuoso. Ideal para crianças maiores, que entendam o porte delicado da raça e a força das brincadeiras. Seu tamanho varia de 20 a 22 cm.

Possui um corpo pequeno e, por isso, precisa de atenção em lugares altos, para evitar pulos e futuros acidentes. O Yorkshire é um animal para famílias com pouco tempo em casa, pois necessita apenas de pequenos passeios e poucos exercícios.

Atenção para sua pelagem longa, pois necessita de escovações diárias. Alguns escolhem a tosa, tanto pelo cuidado do pelo quanto pela adaptação em climas quentes.

Bichon Frisé

O Bichon Frisé tem porte pequeno, com tamanhos entre 23 e 30 cm. Cheio de energia, demandam exercícios diários, como passeios, caminhadas e brincadeiras. Apesar disso, se adaptam bem em casas espaçosas ou apartamentos.

É recomendado para crianças maiores, pois possui uma certa fragilidade, podendo se machucar com brincadeiras pesadas. Famílias que costumam passar muito tempo longe do animal, essa raça não é indicada.

O Bichon Frisé sofre de ansiedade de separação, porque se apega demais aos donos. Evite longos períodos longe de casa com certa frequência. Não tem costume de latir e sofre de pouca queda de pelo, ideal para criancinhas com alergias.

Basset Hound

O Basset Hound é dócil, calmo e muito preguiçoso, com tamanhos que variam entre 28 e 38 cm. Se adapta a qualquer lugar e a crianças e adultos, aceita bem a convivência com outros animais. Por serem calmos, podem sofrer com brincadeiras da criançada e não demonstrar, principalmente em sua coluna, ponto frágil da raça.

Devido à preguiça e as suas pernas pequenas, fogem de atividades físicas por sentirem dificuldade em andar, mas é necessário exercitá-lo para evitar a obesidade.

Suportam ficar sozinhos um pouco mais do que certas raças, sem exageros. Precisam de banhos com frequência, para evitar caspas e cheiro forte. No mais, é uma excelente raça para conviver com crianças.

Samoieda

O Samoieda parece uma pelúcia de tão branco e fofo. Inteligente, cheio de energia e companheiro, é o parceiro ideal para crianças, pois adoram brincar por horas. Seu tamanho varia de 48 a 60 cm.

Entretanto, cuidado com brincadeiras, pois suas orelhas são sensíveis e podem ter as cartilagens quebradas. Leais e amáveis, os animais são bastante ligados aos donos. Convivem bem com pessoas estranhas e outros animais. Precisam de exercícios e passeios para extravasar sua energia. Mesmo assim, são excelentes para qualquer tipo de moradia.

Os pelos precisam ser escovados de duas a três vezes na semana e o banho precisa ser apenas uma vez no ano, já que a oleosidade natural protege sua pele.

Boxer

O Boxer é proveniente da Alemanha. Cuidadosamente selecionado entre diversas raças, é um cão de temperamento afetuoso, com jeito bem-humorado e tolera bem crianças e adultos. Seu tamanho varia de 53 a 63 cm.

Apesar disso, é uma raça bastante teimosa e não tão fácil de ser treinada. Para educá-la é necessário mesclar firmeza e afeto, de forma equilibrada.

Indicado para lugares com espaços abertos e famílias que possam dar-lhe passeios longos e diários. Necessita gastar sua energia com exercícios ou brincadeiras, como buscar algo jogado para ele.

Vira-Lata

O Vira-Lata ou SRD (Sem Raça Definida) não tem uma raça como parâmetro e possuem os mais variados temperamentos. Entretanto, a esperteza está em todos. Possuem tamanhos variados.

O ideal, para crianças, é adotá-lo ainda pequeno, pois apresentam menos traumas que os adultos (devido a sua vida antes da adoção) e podem se acostumar facilmente com os pequenos. Sua reação a pessoas estranhas ou outros animais depende do seu passado.

Não se tem nada definido, já que ele pode ser produto de cruzamento de várias raças, mas quando adaptado a casa e a família se tornam um dos animais mais amáveis. O Vira-Lata é 100% brasileiro e está em quase metade dos lares do Brasil.

Qual a melhor forma de escolher o cachorro certo para as crianças?

Após analisar tudo o que foi escrito, percebemos que a raça certa depende de alguns fatores como: rotina da família, necessidade da criança, adaptação do animal e etc. Devem-se levar em conta a maior quantidade de variáveis possíveis, para a escolha da raça que mais se adequa às suas necessidades.

Todas as raças acima podem conviver com os pequenos, mas é essencial que a idade da criança e a necessidade do animal sejam pensados antes. Alguns deles possuem limitações, devido a fragilidade da raça.

Sendo assim, concluímos que os cachorros e as crianças são a combinação perfeita de alegria, agitação, amabilidade e companheirismo. E a escolha da raça certa vai ajudar e muito na relação do cão com a criança da casa!

To Top