Economia

Unidade de gestão de resíduos da Ambipar pede registro para IPO

A Ambipar Environment, unidade de gestão de resíduos da empresa de resposta a emergências Ambipar <AMBP3.SA>, fará uma oferta inicial de ações (IPO), em busca de recursos para investir em crescimento orgânico e aquisições no Brasil e no exterior.

Além do negócio principal de reaproveitar materiais descartados, a empresa, cujo nome formal é Environmental ESG Participações, opera projetos de conservação, reflorestamento e manejo agropecuário, que geram créditos de carbono, outra forma pela qual cria receitas.

No prospecto preliminar da oferta, publicado nesta quinta-feira na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Ambipar Environment afirma que no fim de junho tinha cerca de 6,7 mil empregados e com presença também no Chile, Peru e Paraguai. No primeiro semestre, reportou receita líquida pro forma não auditada de 590,3 milhões de reais e Ebitda de 139,8 milhões de reais.

O anúncio ocorre em meio à crescente demanda de empresas por serviços de melhor gestão ambiental, uma vez que investidores têm exigido delas maiores compromissos com ações para diminuir a emissão de gás carbônico responsável pelo aquecimento global.

Esse movimento tem como ícone a agenda ESG, sigla em inglês que, além da questão ambiental, também preconiza boas práticas sociais e de governança.

O anúncio do plano de listagem ocorre cerca de 13 meses após a holding Ambipar ter estreado na B3 com um IPO de cerca de 1 bilhão de reais, precificando a oferta no topo da faixa estimada pelos coordenadores, algo raro dada a volatilidade do mercado.

A oferta da Ambipar Environment, que será coordenada por Bradesco BBI, Santander e UBS-BB, envolve apenas a venda de ações novas, com os recursos devendo ser usados para investir em crescimento orgânico e para aquisições de negócios no Brasil e no exterior.

A ação da Ambipar subia 2,7% na B3 por volta das 14:05, enquanto o Ibovespa, carteira da qual a ação não faz parte, rondava a estabilidade.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH7I0Z6-BASEIMAGE

To Top