Economia

Economia alemã está a caminho de crescimento mais forte no 3º tri –ministério

A economia alemã está caminhando para uma recuperação duradoura, provavelmente mais forte, no terceiro trimestre, impulsionada pela forte demanda doméstica, depois que o Produto Interno Bruto expandiu 1,5% no trimestre de abril a junho, disse o Ministério das Finanças nesta sexta-feira.

Uma terceira onda de infecções por coronavírus e um lockdown mais longo do que o esperado fizeram com que a economia, a maior da Europa, encolhesse 2,1% nos primeiros três meses do ano em comparação com o trimestre anterior.

O ministério disse em seu relatório mensal que pesquisas de opinião e indicadores prospectivos, como milhagem de caminhões, apontavam para “otimismo ininterrupto” entre as empresas e alta atividade da economia nos meses de verão (no Hemisfério Norte).

A reabertura da economia e a queda dos casos de Covid-19 no início do verão aumentaram os gastos das famílias, o que se traduziu em vendas crescentes no varejo em maio e junho, disse o relatório.

A recuperação econômica também aumentou as receitas fiscais, embora a arrecadação acumulada de janeiro a julho ainda seja 1,7% menor em comparação com o mesmo período do ano pré-pandêmico de 2019, disse o ministério. Isso mostra o grande buraco que a pandemia abriu nas finanças públicas da Alemanha.

(Reportagem de Michael Nienaber)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH7J0MB-BASEIMAGE

To Top