Agro

Indenizações por seguro rural pagas no Brasil caem 5,5% no 1º semestre a R$1,7 bi

O valor de indenizações pagas pelas seguradoras a produtores rurais do Brasil atingiu 1,7 bilhão de reais no primeiro semestre de 2021, queda de 5,55% em relação a igual período do ano passado, informou o Ministério da Agricultura nesta segunda-feira.

De acordo com números da pasta, nos seis primeiros meses de 2020 os sinistros pagos àqueles que contrataram seguro rural somavam 1,8 bilhão de reais –no ano completo, o valor total pago pelas seguradoras chegou a 2,5 bilhões de reais.

Ao publicar os números, a pasta defendeu que os produtores incorporem a prática de contratar o seguro rural às suas atividades, já que a medida protege o agricultor em caso de uma quebra de safra, por exemplo.

Neste ano, boa parte das lavouras brasileiras têm sido afetada por problemas climáticos, incluindo seca e geadas, que atingiram áreas de commodities como milho e café.

“O produtor rural precisa incorporar o seguro no seu custo de produção, deve ser um item permanente em todas as safras, o custo benefício da contratação é vantajoso”, disse em nota o secretário de Política Agrícola do ministério, Guilherme Bastos.

“O seguro rural é uma proteção indispensável para a produção agropecuária, ajuda a manter a capacidade financeira do produtor em caso de perdas e evita a necessidade de renegociar o custeio da safra”, acrescentou.

(Por Gabriel Araujo)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH7M0ZN-BASEIMAGE

To Top