Esporte

Atleta paralímpica chilena em cadeira de rodas ganha sua própria Barbie

Uma atleta paralímpica chilena em cadeira de rodas que bateu o recorde mundial de lançamento de peso em 2019 será a nova Barbie criada pela empresa norte-americana de brinquedos Mattel, parte do objetivo da companhia de diversificar a sua linha de produção da famosa boneca.

Francisca Mardones, 43, foi a porta-bandeira da delegação chilena nas Paralimpíadas de Tóquio 2020. Ela tem representado seu país em tênis em cadeira de rodas e, mais recentemente, lançamento de peso, disco e dardo.

Mardones cultivava a ambição de ser uma atleta olímpica desde criança, mas sofreu danos à coluna após ser ferida em um deslizamento de terra durante um furacão que atingiu a ilha de Porto Rico onde trabalhava em 1999.

Ela disse que espera que a sua Barbie destaque às crianças que a deficiência não deve ficar no caminho dos seus objetivos.

“É um reconhecimento de todos os anos de sacrifício pelo esporte e o resultado disso”, disse.

“No fim do dia, o que a Mattel quer destacar não é minha deficiência, mas meus feitos esportivos, e isso significa muito.”

A boneca faz parte da linha de produção “Sheroes” da empresa, criada em 2015 para reconhecer figuras femininas exemplares.

(Reportagem de TV Reuters)

To Top