Economia

Confiança do consumidor alemão cai para setembro, aponta GfK

O sentimento entre os consumidores alemães piorou para o mês de setembro, com a aceleração da inflação e o aumento dos casos de coronavírus deixando-os mais hesitantes em comprar, mostrou uma pesquisa nesta quinta-feira.

O instituto GfK informou que seu índice de confiança do consumidor, baseado em uma pesquisa com cerca de 2 mil alemães, caiu para -1,2 ponto para setembro, ante -0,4 ponto no mês anterior. A previsão da Reuters era de uma leitura de -0,7.

“Os preços têm subido rapidamente desde a metade deste ano. Isso tem um efeito moderador no humor do consumidor”, disse o especialista em consumo da GfK, Rolf Buerkl, em comunicado.

Os preços ao consumidor harmonizados na Alemanha subiram 3,1% em julho na comparação anual, atingindo uma máxima em 13 anos e alimentando um debate sobre se o aumento no custo de vida persistirá.

O crescimento das infecções por coronavírus e um ritmo mais lento de vacinações também afetaram as expectativas dos consumidores para a economia e sua propensão a comprar, acrescentou Buerkl.

(Por Riham Alkousaa)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH7P0IY-BASEIMAGE

To Top