Benefícios

BPC-LOAS: Mudanças para novos pedidos

BPC-LOAS: Mudanças para novos pedidos Descubra qual é Alteração no BPC (LOAS) e quais são os requisitos exigidos para o benefício previdenciário.

O BPC é um benefício que não exige contribuição ao INSS, mas para isso o segurado precisa preencher os requisitos de renda exigidos. 

O que trazemos neste post é uma novidade legislativa que vai ajudar muitos cidadãos que não preenchiam os requisitos de renda e agora poderão solicitar o BPC. 

Continue a leitura deste post e descubra quais são os requisitos exigidos para o BPC e qual é a novidade sobre este tema.

QUEM PODE RECEBER O BPC?

O BPC, Benefício de Prestação Continuada, ou LOAS, como é popularmente conhecido, é destinado aos idosos e pessoas com deficiência em condição de miserabilidade.

Portanto, se destina a pessoas que não possuem condições de manter o próprio sustento ou sem ter quem o faça.

Para ter direito ao benefício é preciso preencher um dos requisitos abaixo:

  • Idoso com 65 anos de idade ou mais;
  • Pessoa com deficiência que comprove sua impossibilidade de trabalhar e participar em paridade de condições com o restante da sociedade.

Para os casos de benefício por deficiência, essa concessão é sujeita à avaliação do grau de impedimento, por perícia médica e social realizada pelos peritos e assistentes sociais do INSS.

LIMITE DE RENDA PARA RECEBER O BPC – ALTERAÇÃO NO BPC (LOAS)

Além do critério de idade ou condição de deficiência, outro requisito obrigatório é a renda máxima.

Para ter direito ao benefício o cidadão deve possuir renda máxima de ¼ do salário mínimo vigente por pessoa do grupo familiar.

Grupo familiar são as pessoas do seu convívio familiar que residem na mesma casa que você.

Este critério de renda máxima de ¼ do salário mínimo por pessoa é a regra padrão, mas agora, em Junho de 2021 uma nova editaram uma nova norma ampliando os direitos a este benefício.

Agora vem a novidade sobre a Alteração no BPC (LOAS)!

Segundo o que dispõe a Lei nº 14.176/21, cumprindo os requisitos o cidadão pode receber o BPC ainda que a renda por pessoa do grupo familiar seja de ½ salário mínimo.

Para isso o segurado deve preencher os critérios estabelecidos pela legislação que são:

  • Análise do o grau da deficiência;
  • dependência de terceiros para o desempenho de atividades básicas da vida diária; e
  • O comprometimento do orçamento do núcleo familiar com gastos médicos, com tratamentos de saúde, com fraldas, com alimentos especiais e com medicamentos do idoso ou da pessoa com deficiência não disponibilizados gratuitamente pelo SUS, ou com serviços não prestados pelo SUS, desde que comprovadamente necessários à preservação da saúde e da vida.

Então, preenchendo esses pontos determinados pela legislação, ainda que a renda por pessoa da família seja de meio salário mínimo, ainda sim será  possível receber o BPC.

PRECISO CONTRIBUIR PARA O INSS PARA TER DIREITO AO BPC?

O BPC é um benefício assistencial, portanto não o INSS não exige contribuições para que o segurado possa receber o benefício.

Não abra mão dos seus direitos antes de conhecê-los, CLIQUE AQUI e solicite um atendimento com a nossa equipe especialista em causas previdenciárias.

Descubra qual é Alteração no BPC (LOAS) e quais são os requisitos exigidos para o benefício previdenciário.

Laura Elisa Fernandes Porto Costa, OAB/MG 172.171, redigiu este artigo.

To Top