Economia

BOLSA EUROPA-Índice fica estável no dia, mas caminha para alta mensal

As ações europeias terminaram em torno da estabilidade nesta segunda-feira, com um feriado britânico contribuindo para um dia de negociações mais fracas, mas o mercado acionário do continente caminha para fortes ganhos mensais, com base nas expectativas de que o apoio contínuo de bancos centrais sustentará a recuperação econômica.

O índice STOXX 600, referência para os mercados de ações da região, terminou praticamente inalterado, aos 472,68 pontos, mas está prestes a fechar agosto com um aumento de 2,4% –o que marcaria seu sétimo mês consecutivo de ganhos e a mais longa série do tipo em mais de oito anos.

As ações de empresas de produtos químicos, que provavelmente se beneficiarão da recuperação econômica, tiveram o melhor desempenho diário, em alta de 0,6%, enquanto papéis de tecnologia ganharam 0,5%.

As ações globais permaneciam amparadas após o chair do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, explicar na sexta-feira por que o banco central não via pressa em apertar a política monetária. Powell também não deu sinal algum de quando planeja cortar o volume de compras de ativos pelo Fed, embora tenha afirmado que poderia ser “neste ano”.

“Para os mercados de ações, o processo gradual é positivo, porque está claro que o Fed quer continuar a apoiar a economia pelo tempo que for necessário para alcançar uma recuperação completa”, disse Willem Sels, diretor de investimentos da área de private banking e gestão de fortunas do HSBC.

“Portanto, não é surpresa que setores cíclicos tenham reagido de forma mais positiva às notícias.”

Em LONDRES, não houve negociação devido a um feriado.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,22%, a 15.887,31 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,08%, a 6.687,30 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,07%, a 26.024,27 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,61%, a 8.867,90 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,27%, a 5.340,41 pontos.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH7T0PD-BASEIMAGE

To Top