Asia

Preços do aço avançam na China com redução de estoques e melhora na demanda

Os contratos futuros do aço negociados na China avançaram cerca de 4% nesta segunda-feira, apoiados por uma redução nos estoques dos metais industriais pela quarta semana consecutiva e por um aumento na demanda ‘downstream’.

Os estoques de cinco dos principais produtos siderúrgicos, incluindo vergalhão de aço e bobinas laminadas a quente, recuaram 1,1% na semana passada em relação à anterior, a 21 milhões de toneladas, segundo dados da consultoria Mysteel. Já o consumo aparente aumentou 1,2%, para 10,36 milhões de toneladas.

“Com a chegada da alta temporada, a demanda deve melhorar, e a política mais restritiva para a produção de aço beneficiará os contratos para meses mais distantes”, disse a GF Futures em nota.

O contrato mais ativo do vergalhão de aço na bolsa de futuros de Xangai, para entrega em janeiro, fechou em alta de 4%, a 5.354 iuanes (827,68 dólares) por tonelada.

As bobinas laminadas a quente, utilizadas no setor de manufatura, avançaram 3,8%, a 5.637 iuanes/tonelada.

Os preços das matérias-primas siderúrgicas na bolsa de commodities de Dalian também subiram.

Os futuros do minério de ferro abriram o dia em alta de 4,9%, mas devolveram a maior parte dos ganhos, fechando o dia em alta de 0,7%, a 835 iuanes por tonelada.

“O crescimento da produção global de minério de ferro vai acelerar entre 2021 e 2025, após ter estagnado nos cinco anos anteriores”, disse a Fitch Solutions em nota, acrescentando que a produção de minério da China deve aumentar.

(Reportagem de Min Zhang e Dominique Patton)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH7T0F2-BASEIMAGE

To Top