Brasil

Falta de eletricidade frustra esforços de petroleiras por retomada após furacão Ida

Os esforços de empresas de energia dos Estados Unidos para levar trabalhadores de volta às plataformas de produção e refinarias para a realização de reparos, após a passagem do furacão Ida pela Louisiana, têm sido frustrados pela extensão dos danos à infraestrutura causados pela tempestade, disseram executivos.

O furacão Ida atingiu a parcela norte-americana do Golfo do México, inundando instalações costeiras e derrubando torres de transmissão de energia. Seus ventos de 240 km/h foram os mais fortes desde que o Laura passou pelo Estado, há um ano.

A tempestade forçou a retirada de trabalhadores de plataformas de produção “offshore” operadas por BP, BHP, Chevron e Occidental Petroleum, que contribuem com 16% da produção de petróleo por instalações marítimas nos EUA.

Exxon Mobil, PBF Energy e Royal Dutch Shell, que atuam no setor de refino na Costa do Golfo dos EUA, interromperam o processamento de petróleo em suas plantas localizadas no caminho da tempestade, cortando cerca de 13% da capacidade de refino norte-americana.

Nesta semana, a queda de energia e dos serviços de telefonia móvel impediu as empresas de entrar em contato com os trabalhadores necessários para a condução de avaliações de danos. As inundações nas estradas costeiras e os danos causados pelos ventos às docas também dificultaram o processo para garantia de trabalhadores e suprimentos, segundo os executivos.

Algumas regiões do Estado podem ficar sem energia por até seis semanas. A recuperação total da capacidade de processamento dependerá do quão rápido a eletricidade for restaurada –algumas instalações podem demorar quatro semanas para retomar operações.

O custo econômico do furacão Ida pode atingir de 70 bilhões a 80 bilhões de dólares, estimou a AccuWeather. A maior parte das perdas advém do impacto sobre a indústria petrolífera e de atrasos nas cadeias de oferta.

(Reportagem de Marianna Parraga, Erwin Seba, Sabrina Valle e Liz Hampton)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH801Q6-BASEIMAGE

To Top