Agro

Ministros das Américas aprovam ação coordenada para prevenção da peste suína africana

Ministros de Agricultura de países das Américas firmaram um compromisso para combater a peste suína africana (PSA) na região, com iniciativas aplicadas de forma coordenada, disse o ministério brasileiro em nota nesta quinta-feira.

O compromisso foi selado na Conferência de Ministros de Agricultura das Américas 2021/Junta Interamericana de Agricultura (JIA), realizada nesta semana, em San José, na Costa Rica, disse a pasta.

A doença, que já dizimou o rebanho chinês e possui casos espalhados entre países da Ásia e Europa, foi detectada na República Dominicana em julho e suscitou preocupações em toda a região devido ao seu potencial efeito sobre a produção suína.

Os ministros dos 34 países integrantes do IICA se comprometeram a realizar ações conjuntas com a colaboração de organizações internacionais ligadas à produção de alimentos e à saúde animal.

“Precisamos estar atentos pois, apesar de não ser transmissível aos humanos, a peste suína africana poderá impactar a economia de nosso continente e as vidas de nossas populações. Uma ação coordenada entre nossos países é essencial”, disse no comunicado a ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina, que assumiu a presidência da JIA.

(Por Nayara Figueiredo)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH8116N-BASEIMAGE

To Top