Economia

BOLSA EUA-S&P 500 e Dow recuam com desaceleração no crescimento do emprego dos EUA

Por Shashank Nayar

(Reuters) – Os índices S&P 500 e Dow Jones caíam nesta sexta-feira, com uma desaceleração no crescimento do emprego nos Estados Unidos levantando dúvidas sobre o ritmo da recuperação econômica, enquanto o Nasdaq, pesado em tecnologia, subia à medida que o relatório também acalmava temores de aperto iminente da política monetária.

Oito dos 11 setores do S&P recuavam nesta manhã, com o imobiliário e o de serviços públicos liderando as perdas.

As ações bancárias, que geralmente apresentam melhor desempenho quando os yields dos títulos estão mais altos, caíam 0,1%, mesmo com a taxa do Treasury de dez anos avançando na esteira do relatório.

“O número é uma grande decepção e está claro que a variante Delta teve um impacto negativo no mercado de trabalho neste verão (no Hemisfério Norte)”, disse Michael Arone, estrategista-chefe de investimentos da State Street Global Advisors.

O S&P 500 e o Nasdaq renovaram picos recordes nas últimas semanas com o suporte de balanços corporativos robustos, mas os investidores recentemente começaram a ficar mais cautelosos com receios sobre sinais “hawkish” (mais inclinados a redução de estímulos) do Federal Reserve e aumento das infecções por Covid-19.

O mercado de trabalho continua sendo parâmetro fundamental para o Fed, com o chair Jerome Powell sugerindo na semana passada que alcançar o pleno emprego é pré-requisito para o banco central começar a reduzir suas compras de ativos.

Nesta sexta-feira, relatório do Departamento do Trabalho mostrou que foram criadas apenas 235 mil empregos nos EUA em agosto, resultado muito abaixo da estimativa dos economistas, de cerca de 750 mil.

Às 12:01 (horário de Brasília), o índice Dow Jones caía 0,19%, a 35.375 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 0,1922%, a 4.528 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançava 0,02%, a 15.334 pontos.

(Por Shashank Nayar)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH820MP-BASEIMAGE

To Top