Benefícios

INSS: 1,84 milhão de pessoas na fila de solicitações

INSS: 1,84 milhão de pessoas na fila de solicitações O número de pessoas que amargam longa espera às suas solicitações no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) chega a 1.844.820 processos, de acordo com os dados de julho recebidos pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) do INSS. Em abril esse número de pedidos na fila chegava a 1.833.815, exceto os benefícios que aguardavam perícia médica, que somava 593.216 pedidos em abril. No levantamento enviado ao EXTRA pelo IBDP esse número não foi atualizado pelo INSS.

— Hoje temos 1.844.820, o número é maior que o anterior, demonstrando que não há uma redução real — adverte Diego Cherulli, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

Diego chama atenção para o maior estoque de processos aguardando análise: o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos e pessoas com deficiência, desde que comprovem baixa renda. Para se ter uma ideia, de 1,8 milhão de requerimentos, 694 mil são de BPC. Lembrando que o BPC equivale a um salário mínimo (R$ 1.100) e não dá direito a 13º salário.

— O maior estoque é de BPC à pessoa com deficiência, sendo uma das causas pela demora o CadÚnico, onde em muitos locais, por conta da pandemia (de coronavírus), não está sendo possível fazer ou atualizar — alerta.

Outros números chamam atenção no levantamento enviado pelo INSS ao IBDP: 259.942 pessoas esperam resposta a requerimentos de aposentadoria por tempo de contribuição no país, já o estoque de solicitações de pensão por morte (urbana e rural) chega a 203.921 e 170.121 esperam pelo salário-maternidade e 157.761 pessoas aguardam pelo auxílio-doença.

— Verificamos ainda que nesses dados (enviados pelo INSS ao instituto) não há informação da quantidade total de benefícios por incapacidade. Há apenas a quantidade no INSS que não depende de perícia, que soma 196.770. Não há, entretanto, a quantidade que aguarda perícia — acrescenta o vice-presidente do IBDP.

To Top