Europe

Reino Unido ameaça enviar barcos de imigrantes de volta à França

O Reino Unido aprovou planos para recusar barcos que transportam imigrantes ilegais em suas praias, aprofundando uma crise com a França sobre como lidar com uma disparada de pessoas que arriscam as vidas tentando cruzar o Canal da Mancha em pequenas embarcações.

Centenas de barcos pequenos já tentaram a jornada da França à Inglaterra neste ano em uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo. A disparada acontece todos os anos no verão, mas está maior do que o normal porque trajetos alternativos foram fechados.

Autoridades de fronteira serão treinadas para expulsar barcos das águas britânicas, mas só usarão a nova tática quando a considerarem segura, disse nesta quinta-feira uma autoridade do governo britânico que pediu para não ser identificada.

Michael Ellis, procurador-geral interino do Reino Unido, delineará a base legal para as autoridades de fronteira acionarem a nova estratégica, disse a autoridade.

A secretária de Assuntos Internos, Priti Patel, disse ao ministro francês do Interior, Gérald Darmanin, que deter as pessoas que partem da França em barcos pequenos é sua “prioridade número um”.

Patel já havia irritado o governo francês no início desta semana ao indicar que o Reino Unido poderia reter cerca de 54 milhões de libras esterlinas de financiamento que prometeu para ajudar a conter o fluxo de imigrantes.

Mas “a França não aceitará nenhuma prática que vá contra a lei marítima, nem chantagem financeira”, tuitou Darmanin.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH880WD-BASEIMAGE

To Top